Alguns aspectos sobre o processo de aquisição da escrita por uma criança pequena com Síndrome de Down
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n2p617Resumo
A cultura é o conteúdo da Educação Infantil, qual deve ser ensinado por meio de planejamento e procedimentos pedagógicos adequados à criança pequena, quais devem propiciar vivências de instrumentos da cultura. Tais vivências permitem o pleno desenvolvimento de todas as crianças. Isso inclui a criança com necessidades educacionais especiais decorrentes da síndrome de Down. Dentre outros instrumentos da cultura, a criança pequena precisa vivenciar a escrita para que inicie o seu processo histórico de aquisição dessa linguagem. Ao observarmos crianças com síndrome de Down alijadas de vivências da escrita na Educação Infantil, realizamos uma investigação, com base na Teoria Histórico-Cultural, com o objetivo de descrever e compreender os sentidos atribuídos à escrita, por uma criança pequena com síndrome de Down. Os dados foram coletados por meio de registros das vivências da escrita por esta criança junto à atuação de umas das pesquisadoras. A atuação ocorreu em sessões de Atendimento Pedagógico de Suporte, que foram filmadas, com o apoio de auxiliares de pesquisa, e posteriormente observadas e descritas para a seleção de episódios a serem discutidos. Os dados foram apresentados e discutidos de modo a compreender possíveis sentidos atribuídos à escrita pela criança. Os resultados apontam que a criança atribuiu sentidos à escrita, e que tal atribuição esteve diretamente relacionada com a significação da escrita pelas pesquisadoras, nos atendimentos. Assim, foi possível compreender que os sentidos atribuídos à escrita têm estreita relação com o processo de mediação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.