A integração da América Latina na educação bolivariana da Venezuela: concreticidade e formação a partir do sul

Autores

  • Débora Villetti Zuck UNIOESTE/GPPS
  • Francis Mary Guimarães Nogueira UNIOESTE/GPPS

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n2p703

Resumo

O “espectro” da integração latino-americana ronda o continente e nossa inquietação moveu-se pelo desenrolar revelador que adquire na educação bolivariana da Venezuela, de 1999 a 2009. Dessa forma, este artigo propõe-se a identificar e analisar a categoria integração da América Latina expressa nos documentos oficiais e na base legal educacional venezuelana. A integração, concebida como cooperação, solidariedade e complementaridade, tem sido um instrumento importante na luta anti-imperialista, anticapitalista e, num mundo pluripolar, almejado pelo país. Compartilha-se o entendimento de que a educação não tem caráter autônomo nem hegemônico diante das relações sociais em que está “mergulhada”. Logo, expressa a categoria analítica nas orientações filosóficas do currículo, no caráter das Escolas Bolivarianas, nos objetivos e conteúdos do Liceu, na definição de Estado Docente e como uma das finalidades na LOE/2009, daí o interesse em perseguir sua concreticidade, pois orienta a formação do “homem novo” venezuelano e a construção do Socialismo do Século XXI. 

Biografia do Autor

Débora Villetti Zuck, UNIOESTE/GPPS

Pedagoga e Mestre em Educação. Professora colaboradora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Cascavel. Integrante do Grupo de Pesquisa em Políticas Sociais (GPPS).

Francis Mary Guimarães Nogueira, UNIOESTE/GPPS

Pós-doutora pelo Centro de Estudios del Desarrollo (CENDES), da Universidade Central de Venezuela (UCV). Doutora em Educação; Docente do Curso de Pedagogia e do Programa de Mestrado em Educação da UNIOESTE. Pesquisadora do GPPS;

Downloads

Publicado

2014-06-09

Como Citar

Villetti Zuck, D., & Guimarães Nogueira, F. M. (2014). A integração da América Latina na educação bolivariana da Venezuela: concreticidade e formação a partir do sul. Perspectiva, 32(2), 703–734. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n2p703

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua