Comerciantes de sentidos: um olhar para a formação visual dos educandos

Autores

  • Ireno Antônio Berticelli Universidade Comunitária Regional de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
  • Claudia Aparecida dos Santos Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
  • Valdecir Smaniotto Escola de Educação Básica Marechal Borman, Chapecó, SC.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v33n1p457

Resumo

Este artigo se propõe investigar as possibilidades que a cultura visual oferece na constituição das identidades, na contemporaneidade. Estuda o fenômeno imagético quanto a seu potencial dialógico familiar aos jovens, sobretudo como uma nova e adequada forma de acesso ao conhecimento e, por consequência, à educação formal e não formal em que se entende a cultura da imagem como campo que abre novas possibilidades pedagógico-educativas. Este estudo objetiva, ainda, contribuir para que os educandos possam assumir papel ativo no contexto do complexo mundo da imagem que diuturnamente envolve os sujeitos em suas práticas sociais. Seguimos a perspectiva teorética da cultura visual de conformidade com alguns dos mais destacados autores da área. Conclui-se que uma educação contemporânea em todos os níveis e formas requer formação para a compreensão/leitura adequada das imagens sob as suas mais variadas formas pelas quais são produzidas e veiculadas, tal é sua força simbólica que contribui na formação dos sujeitos.

Biografia do Autor

Ireno Antônio Berticelli, Universidade Comunitária Regional de Chapecó (UNOCHAPECÓ)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ).

 

Claudia Aparecida dos Santos, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)

Mestra em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ).

Valdecir Smaniotto, Escola de Educação Básica Marechal Borman, Chapecó, SC.

Mestre em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Professor da Escola de Educação Básica Marechal Borman, em Chapecó, SC.

Downloads

Publicado

2015-06-18

Como Citar

Berticelli, I. A., dos Santos, C. A., & Smaniotto, V. (2015). Comerciantes de sentidos: um olhar para a formação visual dos educandos. Perspectiva, 33(1), 457–474. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v33n1p457