Os “corpos dóceis” e as instituições socioeducativas
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e65470Resumo
Este texto aborda algumas das questões inquietantes acerca dos processos disciplinares nas instituições socioeducativas de internação de jovens em privação de liberdade. Para seu desenvolvimento utilizamos a perspectiva foucaultiana, a fim de problematizar alguns elementos constituintes da educação voltada aos jovens privados de liberdade. As reflexões feitas são induzidas a partir da ideia de corpos dóceis proposta por Michel Foucault. O tensionamento entre as normas oficiais e sua execução em ambientes de privação de liberdade de menores parece deixar, ainda, muito a desejar. Para pensar a educação, neste contexto, é preciso repensar as políticas públicas que regulamentam este sistema educacional, pois muitas vezes se tornam invisíveis perante a sociedade. É necessário, ainda, levar em conta a singularidade de todos os atores que estão inseridos neste cenário. Ainda que se trate de um campo de pesquisa recente, há muitos questionamentos não equacionados pelas diversas esferas, principalmente no que se refere à educação dos jovens em privação de liberdade.
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