Les “corps dociles” et les intituitions socio-éducatives
DOI :
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e65470Résumé
Ce texte porte sur certaines questions inquiétantes concernant les processus disciplinaires dans les institutions socio-éducatives pour jeunes délinquants. Nous utilisons la perspective foucaultienne pour problématiser certains éléments de l’éducation destinée à la jeunesse en situation de privation de liberté, à partir de l’idée des corps dociles proposée par Michel Foucault. La mise em tension entre les normes officielles et leur mise en place dans les environnements de situation de privation de liberté pour jeunes délinquants laisse beaucoup à désirer. Pour penser l’éducation dans ce contexte, il est nécessaire de repenser les politiques publiques règlementant le système d’éducation, car elles deviennent souvent invisibles pour la société. Il faut aussi considerer la singularité de tous les acteurs prenant place dans ce décor. Bien qu’il ne s’agisse pas d’un domaine de recherche récent, plusieurs questions n’ont pas encore été résolues par les différentes sphères concernées, notamment par rapport à l’éducation des jeunes en situation de privation de liberté.Références
BERTICELLI, Ireno Antônio. Epistemologia e educação: da complexidade, auto-organização e caos. Chapecó: Argos, 2006.
BRASIL. Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Secretaria Especial dos Direitos Humanos - Brasília, DF: 2006. CONANDA
BRIGHENTE, Miriam Furlan; MESQUIDA, Peri. Michel Foucault: corpos dóceis e disciplinados nas instituições escolares. Anais. 2011. Disponível em http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/4342_2638.pdf Acesso em 30 de jan. de 2019.
FOUCAULT, Michel. Segurança, território, população. Tradução Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.
HADDAD, Sérgio. Os desafios da educação escolar e não escolar nas prisões. In: YAMAMOTO, Aline et al. CEREJA Discute: educação em prisões. São Paulo: Alfasol: CEREJA, 2010. p. 119-122.
LA METTRIE, JeanOffray de. O homem máquina. Tradução de Antônio Carvalho. Introdução e notas de Fernando Guerreiro. Lisboa: Editorial Estampa, 1982.
MELLO, Fábio Mansano de; SANTOS, Leonardo Moraes dos. Reflexões sobre a educação escolar no sistema prisional. 2008. Disponível em https://docplayer.com.br/6547643 Acesso em 01 de fev. de 2019.
ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano; JULIÃO, Elionaldo Fernandes. A Educação na Prisão como Política Pública: entre desafios e tarefas. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 38, n. 1, p. 51-69, jan./mar. 2013. Disponível em: http://www.ufrgs.br/edu_realidade Acesso em 03 de fev. de 2019.
SCISLESKI, Andrea Cristina Coelho; GALEANO, Giovana Barbieri; SILVA, Jhon Lennon Caldeira da; SANTOS, Suyanne Nayara dos. Medida Socioeducativa de internação: dos corpos dóceis às vidas nuas. Psicologia: Ciência e Profissão, 2014, 34(3), 660-675.
VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault & educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
VEIGA-NETO, Alfredo; LOPES, Maura. Corsini. Inclusão e Governamentalidade. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100-Especial, p. 947-963, out. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a1528100.pdf. Acesso em 02 de fev. de 2019
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Marcilei da Silva Bender, Ireno Antônio Berticelli 2020
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.