Alfred Schütz & Jürgen Habermas: aproximações teóricas

Ireno Antônio Berticelli

Resumo


Os dois pensadores, objeto deste estudo, exercem grande influência, hoje, nos meios educacionais. É muito grande o volume de pesquisas que se valem de suas teorias. O artigo pretende contribuir para que professores e estudantes, sobretudo na área educacional, possam avaliar a interdependência teórica de ambos, tendo em vista que esta correlação é muito pouco notada quando, de fato, muitos dos pressupostos filosóficos e sociológicos de Schütz se tornaram decisivos para Habermas e ele, na verdade, não oculta isto em seus estudos. Trata-se de dar a sentir como a fenomenologia que remonta a Husserl atravessa os nossos tempos com ajustes e modificações e sob novas empostações teóricas e como continua sendo produtiva.


Palavras-chave


Filosofia da educação; fenomenologia; teoria da ação comunitária; philosophy of education; phenomenology; comunicative action theory

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DOI: https://doi.org/10.5007/%25x



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Perspectiva, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN print 0102-5473, ISSN 2175-795X.

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