Alfred Schütz & Jürgen Habermas: aproximações teóricas
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
Os dois pensadores, objeto deste estudo, exercem grande influência, hoje, nos meios educacionais. É muito grande o volume de pesquisas que se valem de suas teorias. O artigo pretende contribuir para que professores e estudantes, sobretudo na área educacional, possam avaliar a interdependência teórica de ambos, tendo em vista que esta correlação é muito pouco notada quando, de fato, muitos dos pressupostos filosóficos e sociológicos de Schütz se tornaram decisivos para Habermas e ele, na verdade, não oculta isto em seus estudos. Trata-se de dar a sentir como a fenomenologia que remonta a Husserl atravessa os nossos tempos com ajustes e modificações e sob novas empostações teóricas e como continua sendo produtiva.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.