Sala de Recursos Multifuncional para alunos com deficiência intelectual: uma análise da proposta do Ministério da Educação

Autores

  • Eliane Brunetto Pertile Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Elisabeth Rossetto Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n2p759

Resumo

O artigo expõe o resultado de uma pesquisa documental e bibliográfica que teve como objetivo investigar a proposta do Ministério da Educação (MEC) para a realização do trabalho docente com alunos com deficiência intelectual na Sala de Recursos Multifuncional (SRM). Para tanto, priorizou-se publicações divulgadas pelo MEC que orientam a ação desses professores. À luz da Teoria Histórico-Cultural, analisa-se a concepção de desenvolvimento humano, de aprendizagem e de mediação docente (ensino) subjacente às orientações anunciadas. Destaca-se ainda a importância atribuída (ou não) aos conteúdos escolares. Ao final dessa pesquisa, pode-se dizer que as orientações propostas pelo MEC defendem uma perspectiva de educação que confere demasiada importância à espontaneidade. Assim, tem características antagônicas aos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. Constata-se que a preparação direcionada aos professores se encontra imbuída de características que denotam ênfase em procedimentos técnicos e na disponibilização do uso de recursos. Dessa forma, entende-se que a organização de uma ação educacional que impulsione o desenvolvimento intelectual dos alunos exige uma contra proposta que valorize a mediação docente e a apropriação dos conteúdos.

Biografia do Autor

Eliane Brunetto Pertile, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora da Rede Estadual de Educação do Paraná. 

Elisabeth Rossetto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Centro de Educação, Comunicação e Artes e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

Pertile, E. B., & Rossetto, E. (2015). Sala de Recursos Multifuncional para alunos com deficiência intelectual: uma análise da proposta do Ministério da Educação. Perspectiva, 33(2), 759–787. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n2p759