Na produtiva confluência entre educação e comunicação, as pedagogias culturais contemporâneas
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n2p843Resumo
O artigo apresenta uma discussão sobre a produtividade do conceito de pedagogias culturais em estudos brasileiros que aproximam educação e comunicação. Analisa-se, em teses e dissertações, como os pesquisadores operam com o conceito e o que conseguem mostrar acerca dos modos como se engendram as pedagogias que formam os sujeitos do presente. O corpus de análise foi composto por doze trabalhos coletados no banco de teses e dissertações da CAPES. O referencial teórico do estudo é subsidiado por autores que tratam de pedagogia e de pedagogias culturais, como Jorge Larrosa (1994), Steinberg e Kincheloe (2004), Giroux (1994), Fischer (1997), Camozzato (2012), dentre outros. Os resultados da análise foram aglutinados em três modos de operação das pedagogias culturais apontados nas pesquisas investigadas: a) representação de modos de ser sujeito; b) acionamento de complexo mercantil midiático; c) acionamento de técnicas de cuidados de si.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.