Marcadores Identitários do professor de Biologia de Timor-Leste: um estudo a partir de uma experiência de cooperação internacional

Autores

  • Marina Pereira Reis Universidade de São Paulo
  • Verónica Marcela Guridi Universidade de São Paulo (USP)
  • Elisabeth Barolli Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n2p415

Resumo

A convivência e o trabalho na Missão de Cooperação entre Brasil e Timor-Leste (BRASIL, 2012), no período de 2007 a 2009, foram as razões para este estudo sobre a constituição da identidade docente do professor de Biologia desse país e sua estreita relação com o contexto político, histórico, social e cultural do território timorense. Este trabalho objetivou investigar os marcadores identitários do professor leste-timorense declaradamente presentes naquele período e que, possivelmente, tenham condicionado a construção da identidade profissional desses docentes de Biologia. A pesquisa procurou responder perguntas do tipo: Como tem se dado a (re)construção da identidade profissional dos seus docentes que ensinam Biologia? Ou, ainda, quais marcadores identitários incidem na configuração dessas identidades? Sendo assim, o estudo esteve fundamentado teoricamente nas conceituações de Claude Dubar a respeito da constituição das identidades. A metodologia utilizada ancorou-se na pesquisa bibliográfica e documental, por meio da interpretação e análise de registros documentais e memoriais coletados durante a formação realizada em um projeto de cooperação internacional. Na análise dos dados foi possível observar que os marcadores identitários desses professores evidenciam influências advindas da sua recente história de dominação e liberdade, sobrevivência e resistência.

 

 

Biografia do Autor

Marina Pereira Reis, Universidade de São Paulo

Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Coordenadora Pedagógica e formadora de professores na Secretaria Municipal de Educação de São Vicente, SP.

Verónica Marcela Guridi, Universidade de São Paulo (USP)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP).

Elisabeth Barolli, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

 

 

 

Downloads

Publicado

2016-10-25

Como Citar

Reis, M. P., Guridi, V. M., & Barolli, E. (2016). Marcadores Identitários do professor de Biologia de Timor-Leste: um estudo a partir de uma experiência de cooperação internacional. Perspectiva, 34(2), 415–438. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n2p415