O currículo das Licenciaturas em Ciências Naturais e Matemática em cursos a distância nos Institutos Federais do Brasil

Autores

  • Roberta Pasqualli Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
  • Marie Jane Soares Carvalho UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n1p134

Resumo

Este artigo analisa as relações entre o manifesto e o ativo nos currículos dos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática na modalidade de Educação a Distância nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil. O método de investigação, organizado em três momentos, constituiu-se de: (a) localizar, entre todos os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil, os cursos objeto da pesquisa; (b) analisar os ordenamentos das instituições ofertantes destes cursos; (c) analisar, cotejar e refletir, por meio da análise ideográfica e nomotética, o currículo como fenômeno em questão. A partir das análises realizadas, foram observadas experiências curriculares valorosas para a formação de professores; entretanto, foram assinaladas fragilidades na elaboração, na execução, na compreensão e na relevância do currículo para a formação de professores por meio da modalidade de Educação a Distância, uma vez que o currículo denota um processo de reflexão sistêmica que, demarcado por tomada de decisões e compromissos políticos, ancora-se em referenciais de diferentes tempos e espaços, ordens e percepções.

 

Biografia do Autor

Roberta Pasqualli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) - Campus Chapecó.

Marie Jane Soares Carvalho, UFRGS

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2017-03-31

Como Citar

Pasqualli, R., & Soares Carvalho, M. J. (2017). O currículo das Licenciaturas em Ciências Naturais e Matemática em cursos a distância nos Institutos Federais do Brasil. Perspectiva, 35(1), 134–160. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n1p134

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua