O tratamento da heterogeneidade em uma pedagogia coletiva: maneiras de fazer de professoras alfabetizadoras

Autores

  • Nayanne Nayara Torres da Silva Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Alexsandro da Silva Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n1p283

Resumo

O presente estudo insere-se no âmbito das discussões sobre saberes e práticas de professores no atendimento à heterogeneidade de conhecimentos sobre a leitura e a escrita dos aprendizes. Nessa direção, buscamos compreender as ações mobilizadas por alfabetizadoras para, em meio as situações coletivas e padronizadas de ensino, tratar as necessidades  de aprendizagem de alguns alunos. Para isso, analisamos as práticas de duas professoras do 1º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino da cidade de Caruaru-PE, Brasil, adotando, como caminho teórico-metodológico, a abordagem qualitativa de pesquisa. Os dados da investigação, tratados por meio da análise temática de conteúdo e obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas e de observações em sala de aula, evidenciaram a utilização de alguns “esquemas de ação” e “táticas” por parte das professoras para, em meio às situações coletivas e padronizadas de ensino, atender às necessidades de alguns alunos.

Biografia do Autor

Nayanne Nayara Torres da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestra em Educação Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste (UFPE-CAA).

Alexsandro da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Downloads

Publicado

2017-03-31

Como Citar

Torres da Silva, N. N., & Silva, A. da. (2017). O tratamento da heterogeneidade em uma pedagogia coletiva: maneiras de fazer de professoras alfabetizadoras. Perspectiva, 35(1), 283-299. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n1p283

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua