O tratamento da heterogeneidade em uma pedagogia coletiva: maneiras de fazer de professoras alfabetizadoras
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n1p283Resumo
O presente estudo insere-se no âmbito das discussões sobre saberes e práticas de professores no atendimento à heterogeneidade de conhecimentos sobre a leitura e a escrita dos aprendizes. Nessa direção, buscamos compreender as ações mobilizadas por alfabetizadoras para, em meio as situações coletivas e padronizadas de ensino, tratar as necessidades de aprendizagem de alguns alunos. Para isso, analisamos as práticas de duas professoras do 1º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino da cidade de Caruaru-PE, Brasil, adotando, como caminho teórico-metodológico, a abordagem qualitativa de pesquisa. Os dados da investigação, tratados por meio da análise temática de conteúdo e obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas e de observações em sala de aula, evidenciaram a utilização de alguns “esquemas de ação” e “táticas” por parte das professoras para, em meio às situações coletivas e padronizadas de ensino, atender às necessidades de alguns alunos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.