A filosofia da linguagem e suas implicações na prática docente: perspectivas wittgensteinianas para o ensino da matemática

Autores

  • Marisa Rosâni Abreu da Silveira Universidade Federal do Pará (UFPA) http://orcid.org/0000-0002-3147-9478
  • Paulo Vilhena da Silva Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Valdomiro Pinheiro Teixeira Júnior Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n2p462

Resumo

Neste trabalho apontamos duas questões para discussão que, a nosso ver, se configuram como desafios da formação docente em matemática: o primeiro diz respeito às implicações dos estudos de filosofia da linguagem para o ensino da matemática. Este campo da filosofia, ao negar que os significados residem na mente, coloca a linguagem como personagem principal da aquisição dos conceitos, estes são criações humanas e a realidade é linguisticamente construída, o que coloca em questão teorias cognitivistas, como o construtivismo. O segundo desafio concerne ao ensino da matemática como instituição humana, isto é, como patrimônio que deve ser socializado a todos independentemente de suas diferenças de nível socioeconômico ou cultural.

Biografia do Autor

Marisa Rosâni Abreu da Silveira, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Paulo Vilhena da Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) da UFPA.

Valdomiro Pinheiro Teixeira Júnior, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

Downloads

Publicado

2017-08-04

Como Citar

Silveira, M. R. A. da, Silva, P. V. da, & Teixeira Júnior, V. P. (2017). A filosofia da linguagem e suas implicações na prática docente: perspectivas wittgensteinianas para o ensino da matemática. Perspectiva, 35(2), 462–480. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n2p462