Ensino, aprendizagem e formação de professores para uma EAD viva
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n2p481Resumo
O presente estudo se propõe a discutir o ensino e aprendizagem em educação a distância no ensino superior, a partir de uma experiência em um curso de especialização lato sensu, direcionado à formação continuada de professores, desenvolvido na Universidade Federal de Santa Catarina (2013-2014). Apresentamos e analisamos a especificidade do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica tendo em vista a perspectiva de uma EAD viva, ancorada em uma base estruturante que contém três elementos, a saber: 1) a aprendizagem é a razão de ser da escola 2) a indiscutível necessidade da prática pedagógica vinculada à gestão democrática na escola, demandando o trabalho colaborativo de seus sujeitos e, 3) a prática pedagógica é também teoria, porquanto quem a exerce é o professor-intelectual. Enfrentados os preconceitos iniciais sobre este formato de educação escolar, nos perguntamos: quais os alcances e limites verificados nesta experiência? Podemos aferir que os resultados desta experiência em educação a distância, ainda em curso, têm levado os professores-alunos a pensarem suas práticas pedagógicas em suas escolas.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.