A inserção de mulheres em programa de alfabetização motivações discentes

Rosângela Pedralli, Laiana Abdala Martins

Resumo


É objeto deste artigo compreender as motivações das mulheres inseridas em entornos grafocêntricos em relação ao processo de alfabetização formal. Norteia o estudo a seguinte questão: o que motiva as mulheres participantes deste estudo a recorrerem a uma instituição escolar a fim de participarem de um programa de alfabetização? Teoricamente, embasam este trabalho, um estudo de caso do tipo etnográfico, autores como Graff (1994), Britto (2003, 2004), Stromquist (2005), entre outros. Os resultados apontam para uma convergência apenas parcial entre os propósitos desses programas e tais motivações. 


Palavras-chave


Alfabetização; Educação de jovens e adultos; Motivações

Texto completo:

PDFA


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n3p738



Direitos autorais 2018 Rosângela Pedralli, Laiana Abdala Martins

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Perspectiva, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN print 0102-5473, ISSN 2175-795X.

Recomendamos o uso do browser Firefox_Mozilla como navegador do portal .

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.