A bolsa permanência nas políticas de educação superior: assistência estudantil na UFMS
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n3p911Resumo
O presente estudo tem como objetivo identificar a política de Assistência Estudantil posta em prática na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS, campus Campo Grande/MS, por meio de Programas de Apoio Pedagógico e Financeiro oferecido aos estudantes, haja vista que a “Bolsa Permanência” consiste em estratégia de estabilidade do aluno bolsista na referida instituição. A pesquisa é de caráter exploratório, bibliográfico e documental, apresentando como fontes relatórios e documentos institucionais. Para tanto, embasamo-nos nos seguintes aportes teóricos: Sguissardi (2014); Maciel (2015); Mancebo, Bittar e Chaves (2012); Hofling (2016) e Borsato (2015). São apresentados e analisados dados quantitativos e qualitativos. O texto é resultado de parte da pesquisa financiada por meio do Edital FUNDECT/CNPq N°14/2014 – PPP – MS. As primeiras aproximações nos levaram a identificar que a universidade em questão possui programas de apoio pedagógico e financeiro, mas que nem todos os alunos/as atendem aos critérios de seletividade impostos por cada uma das áreas: saúde, alimentação, bolsas de monitoria, permanência e mobilidade estudantil. Ou seja, a universidade encontra-se dualizada entre seus projetos e ações, contemplando apenas parte desses estudantes. Conclui-se que a ação Bolsa Permanência sofreu alterações em seus critérios de seleção e há um índice alto de vagas ociosas, tornando necessária uma revisão na política de acompanhamento dos acadêmicos selecionados e não selecionados pela ação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.