Sobre pedagogia e pedagogos em espaços não escolares: apontamentos desde uma síntese de investigação empírica
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n3p978Resumo
O texto apresenta apontamentos sobre a síntese de um estudo que consistiu em abordar a formação do pedagogo no âmbito da Educação não Escolar (ENE) em relação ao significado epistemológico da Pedagogia e aos saberes e habilidades profissionais necessários à prática pedagógica não escolar. O método do estudo foi desencadeado em duas fases: 1) análise de conteúdo de Projetos Pedagógicos de 20 cursos de Pedagogia do Brasil (PPC); 2) análise de dados coletados junto a 38 pedagogos que atuam ou atuaram em espaços de ENE. O expediente científico da pesquisa apontou que o conteúdo relativo à ENE nos PPCs apresenta características de dispersão, profusão, falta de especificidade, desarticulação no que tange ao contexto geral dos objetivos e organização curricular dos cursos de Pedagogia e é pouco contemplado em disciplinas e eixos/dimensões formativas. Em contraposição, a abordagem de saberes e habilidades profissionais a partir dos dados coletados junto aos pedagogos aponta a demanda, durante a formação inicial, de que esses sujeitos participem de experiências de socialização e construção de saber que delineiem um perfil formativo mais substancial, pautado por uma concepção ampla sobre a profissão pedagógica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.