Sobre pedagogia e pedagogos em espaços não escolares: apontamentos desde uma síntese de investigação empírica

Autores

  • José Leonardo Rolim de Lima Severo Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n3p978

Resumo

O texto apresenta apontamentos sobre a síntese de um estudo que consistiu em abordar a formação do pedagogo no âmbito da Educação não Escolar (ENE) em relação ao significado epistemológico da Pedagogia e aos saberes e habilidades profissionais necessários à prática pedagógica não escolar. O método do estudo foi desencadeado em duas fases: 1) análise de conteúdo de Projetos Pedagógicos de 20 cursos de Pedagogia do Brasil (PPC); 2) análise de dados coletados junto a 38 pedagogos que atuam ou atuaram em espaços de ENE. O expediente científico da pesquisa apontou que o conteúdo relativo à ENE nos PPCs apresenta características de dispersão, profusão, falta de especificidade, desarticulação no que tange ao contexto geral dos objetivos e organização curricular dos cursos de Pedagogia e é pouco contemplado em disciplinas e eixos/dimensões formativas. Em contraposição, a abordagem de saberes e habilidades profissionais a partir dos dados coletados junto aos pedagogos aponta a demanda, durante a formação inicial, de que esses sujeitos participem de experiências de socialização e construção de saber que delineiem um perfil formativo mais substancial, pautado por uma concepção ampla sobre a profissão pedagógica. 

Biografia do Autor

José Leonardo Rolim de Lima Severo, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor do Departamento de Habilitações Pedagógicas no Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Rolim de Lima Severo, J. L. (2017). Sobre pedagogia e pedagogos em espaços não escolares: apontamentos desde uma síntese de investigação empírica. Perspectiva, 35(3), 978–995. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n3p978

Edição

Seção

Volume 35, número 3, 2017