Cerletti leitor de Montaigne: o ensino de filosofia como estímulo à pergunta
Resumo
Este texto objetiva apresentar algumas reflexões oriundas da prática de ensino na disciplina de Filosofia no Ensino Médio, bem como a experiência docente na disciplina Seminário de Ensino de Filosofia no curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina. Além disso, estabelece-se algumas digressões sobre aquilo que se entende ser uma falsa dicotomia: formação para pesquisa versus formação para a docência. Sendo assim, apresenta-se Montaigne e Cerletti como incentivadores de uma pedagogia da pergunta, buscando ir além de uma experiência docente voltada para a mera reprodução técnica de conteúdos. Desse modo, entende-se que é preciso superar a exigência acrítica dos conteúdos filosóficos por parte dos alunos, sendo fundamental estimulá-los à formulação de perguntas e construção de uma postura reflexiva.
Palavras-chave
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PDFADOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n4p1076
Direitos autorais 2018 Cleber Duarte Coelho

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Perspectiva, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN print 0102-5473, ISSN 2175-795X.
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