Implicações do ambiente escolar para a precocidade: uma análise das situações de sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n1p172

Resumo

O desenvolvimento das capacidades humanas depende do que é propiciado pelo ambiente, assim, as possibilidades podem ser ampliadas ou tolhidas conforme as condições ofertadas. Uma criança precoce, ou seja, aquela que apresenta determinadas habilidades desenvolvidas prematuramente, tanto pode encontrar o apoio necessário para continuar desenvolvendo suas potencialidades quanto pode se frustrar e se aborrecer num ambiente que não lhe desafia. Desse modo, neste artigo objetiva-se identificar situações educacionais que favorecem e desfavorecem a manifestação e o desenvolvimento da precocidade. Para tanto, a pesquisa contou com a participação de três crianças precoces em leitura e escrita observadas em ambiente escolar. Os resultados apontam que a precocidade é favorecida quando o educador a reconhece e utiliza estratégias de ensino que desafiam e motivam o aluno, além da presença de recursos materiais. Já a busca pela homogeneização e a padronização, que limitam as escolhas, a liberdade e a criatividade, foram identificadas como desfavorecedoras.

Biografia do Autor

Bárbara Amaral Martins, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Mestre e doutoranda em Educação pela UNESP – Campus de Marília. Professora Assistente da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – Campus do Pantanal.

Miguel Claudio Moriel Chacon, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"

Doutor em Educação pela UNESP – Campus de Marília. Professor Assistente Doutor do Departamento de Educação Especial da UNESP – Campus de Marília.

Downloads

Publicado

2018-04-25

Como Citar

Amaral Martins, B., & Claudio Moriel Chacon, M. (2018). Implicações do ambiente escolar para a precocidade: uma análise das situações de sala de aula. Perspectiva, 36(1), 172–193. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n1p172