Formação de professores: os currículos das licenciaturas na expansão universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n3p817

Resumo

A pesquisa busca compreender a estrutura curricular dos cursos de Licenciatura em uma nova Universidade Federal no interior de Minas Gerais, na expansão universitária, em seus aspectos pedagógicos e políticos, e a  coerência com nos seus princípios orientadores em diferentes momentos de seu desenvolvimento. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica, documental e a técnica da entrevista semi-estruturada para a coleta de dados e análise. Explicitou-se dificuldades para a viabilidade de projetos inovadores, incluindo os projetos com falta de autoria, falta de assessoria, diálogo e formação conjunta de formadores e falta de investimento adequado na infreestructura. 

 

Biografia do Autor

Maria Celia Borges, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), Professora associada II da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Diana Rosa Martín Sospedra, Universidad de Sancti Spíritus "José Martí Pérez" (Uniss - Cuba)

Doutora em Educação. Licenciada em Psicologia. Mestre em Educação Superior. Universidad de Sancti Spíritus "José Martí Pérez" (Uniss)

 

Publicado

2018-10-23

Como Citar

Borges, M. C., & Rosa Martín Sospedra, D. (2018). Formação de professores: os currículos das licenciaturas na expansão universitária. Perspectiva, 36(3), 817–834. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n3p817

Edição

Seção

Artigos