A educacão patrimonial dos docentes universitários em Remedios, monumento nacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n4p1132

Resumo

O trabalho avalia e apresenta como ocorre a EducaçãoPatrimonial na superação dos professores universitários que trabalham no Centro Universitário Municipal (CUM) de San Juan de los Remedios, Cidade do Monumento Nacional em Cuba. O trabalho é um estudo de caso, de natureza qualitativa, com dados obtidos de entrevistas não estruturadas com 20 professores de diferentes carreiras de ciências pedagógicas e, em particular, Geografia. Concluiu-se que a cultura de Remedios, sua arquitetura e condições físicas em geral constituem um lugar único que deve ser preservado, de modo que a Educação Patrimonial para professores é relevante. O Centro Universitário Municipal contribui para a preparação de professores neste importante assunto por meio de diferentes formas de organização de melhoria profissional: conferências especializadas, auto-preparação, análise de materiais didáticos, seminários e visitas especializadas, entre outros. Contribuindo assim, para que estes docentes desenvolvam trabalhos com seus alunos a respeito da  Educação Patrimonial.

Biografia do Autor

Tomás Raúl Gómez Hernández, Universidad Central “Marta Abreu” de Las Villas, UCLV, Cuba

DOUTOR EM CIENCIAS PEDAGÓGICAS. Profesor Auxiliar NA Universidad Central “Marta Abreu” de Las Villas. Cuba.Director General do Centro Universitario Municipal (CUM) Sna Juan de los Remedios

Adilson Tadeu Basquerote Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando do PPG em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Sócio-ambiental, oferecido pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Possui graduação em Estudos Sociais- Geografia pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC(2004), Pós-graduação em Prática Pedagógicas Interdisciplinares: Educação Infantil, Séries do Ensino Fundamental e Médio. Tem experiência na área de Ciências Humanas (Geografia, História, Sociologia e Filosofia).

Publicado

2018-12-19

Como Citar

Gómez Hernández, T. R., & Basquerote Silva, A. T. (2018). A educacão patrimonial dos docentes universitários em Remedios, monumento nacional. Perspectiva, 36(4), 1132–1148. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n4p1132

Edição

Seção

Dossiê Educação Geográfica e suas Nuances nos Processos de Ensinar e Aprender