Em diversas frentes: as filhas da caridade e suas experiências educacionais nas províncias de Minas Gerais e do Rio De Janeiro (1850-1900)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n4p1338

Resumo

Ao entender a importância de refletir acerca das articulações entre poder público e Igreja Católica ao longo do desenvolvimento do processo de escolarização no Brasil, o estudo investigou experiências educativas de iniciativas religiosas de uma Ordem específica em atuação desde a segunda metade do século XIX. Neste caso, propusemos a análise acerca do papel das Filhas da Caridade (Ordem de São Vicente de Paulo) no campo da Educação, a partir de algumas orientações mundiais da Ordem, cuja atuação se realizava em diversos países. Os Estatutos da Ordem de São Vicente de Paulo pretendiam regulamentar suas práticas, elaborando um complexo sistema de regras, princípios, finalidades e normatizações.  Assim, procuramos esquadrinhar a proposta de atendimento das religiosas, e as representações erigidas em torno da ação educativa, com base nos pressupostos especificados naquele documento e nas demais fontes analisadas (anúncios publicitários, relatórios oficiais da administração do ensino, impressos). De modo específico, tencionamos inquirir acerca de suas ações nas províncias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Tomamos para efeito da análise, dois exemplos de instituições educativas criadas pelas vicentinas, pertencentes à malha privada do ensino: em Minas Gerais, um Externato (com aulas avulsas) na cidade de São João del Rei; na província do Rio de Janeiro, o Colégio Imaculada Conceição na Corte Imperial, fundado em 1855 (em funcionamento até hoje). Como resultado, apreendemos que, apesar de distantes geograficamente, as instituições analisadas apresentam maior número de características que as aproximam num esforço pelo investimento comum da educação. Palavras-chave: instituições escolares, ensino religioso, expansão das ordens religiosas.

Biografia do Autor

Aline de Morais Limeira Pasche, Universidade do Estado do Rio de Janeiro,UERJ

Doutora em Educação - Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação - Pesquisadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa em História da Educação (NEPHE)

Maria Aparecida Arruda, Universidade Federal de São João del Rei, UFJS

Doutora em Educação - Professora Adjunta da Faculdade de Educação, Universidade Federal de São João del Rei - UFJS

Downloads

Publicado

2018-12-19

Como Citar

Pasche, A. de M. L., & Arruda, M. A. (2018). Em diversas frentes: as filhas da caridade e suas experiências educacionais nas províncias de Minas Gerais e do Rio De Janeiro (1850-1900). Perspectiva, 36(4), 1338–1356. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n4p1338