O domínio dos tipos textuais no Ensino Básico em Portugal: relato de uma experiência pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n4p1419

Resumo

O O presente estudo resultou da investigação e da prática pedagógica no quadro de um Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico[i], desenvolvido na Universidade do Minho e em escolas cooperantes.Visa descrever e refletir sobre atividades e estratégias promotoras do conhecimento acerca da composicionalidade dos textos, em rigor sobre o que define e distingue diferentes tipos textuais; no quadro destes, é dedicada especial atenção ao género de divulgação científica mediática, especialmente por contraste com outros géneros.É importante que os alunos desenvolvam estratégias para a compreensão de textos e aumentem o domínio das regras de construção de diferentes tipos de texto, uma vez que estes mostram ter dificuldades, quer na receção/compreensão, quer na produção/estruturação de textos. Para o efeito, este estudo reconhece e fundamenta-se no relevo do conhecimento linguístico, ao nível macrotextual, para a promoção das competências de leitura e escrita. E não ignora que, na formação dos futuros docentes, o conhecimento da composicionalidade textual não pode ser negligenciado.


[i] Em Portugal, o ensino básico encontra-se dividido em três ciclos: o primeiro corresponde aos primeiros quatro anos de escolaridade; o segundo aos dois anos seguintes; e o terceiro aos três anos finais. Completam-se, assim, nove anos de escolaridade, que os alunos iniciam aos seis anos de idade.

Biografia do Autor

Catarina Ramos, Universidade do Minho, UMinho, Portugal

Licenciada em Educaçao Básica; Mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Rui Ramos, Universidade do Minho, UMinho, Portugal

Docente do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Investigador Integrado do Centro de investigação em estudos da Criança da UM.

Downloads

Publicado

2018-12-19

Como Citar

Ramos, C., & Ramos, R. (2018). O domínio dos tipos textuais no Ensino Básico em Portugal: relato de uma experiência pedagógica. Perspectiva, 36(4), 1419–1436. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n4p1419