Neopragmatismo Rortyano e Educação
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2013v31n1p235Resumo
Este artigo aborda a concepção de educação do fi lósofo norte-americano Richard Rorty. Trata-se de resultado de estudo teórico assentado nos fundamentos da teoria marxista, cujo objetivo foi explicitar o neopragmatismo rortyano e seus desdobramentos naconcepção de educação defendida pelo autor. Inicialmente, o texto apresenta questões centrais do pragmatismo clássico e do neopragmatismo. Posteriormente, analisa as implicações da concepção neopragmática de educação desenvolvida por Rorty. Destaca-se que a concepção rortyana de educação como edificação se subdivide emsocialização e individualização, e tem por objetivo garantir que seja transmitido apenaso que é seguro para a manutenção e o aprimoramento da sociedade, inviabilizando apossibilidade de construção de um projeto educativo que contribua para o processo dedesenvolvimento de estratégias para a superação da sociedade capitalista. Rorty propõe substituir o modelo representacional do conhecimento por um comunicacional em que o entendimento intersubjetivo se coloca no lugar da objetividade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.