A pedagogia histórico-crítica e a defesa da transmissão do saber elaborado: apontamentos acerca do método pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v33n1p345Resumo
Este artigo possui como objetivo realizar uma discussão acerca do método pedagógico da pedagogia histórico-crítica, notadamente elucidando as bases de sua fundamentação referenciadas no Método da Economia Política elaborado por Marx na famosa Introdução de 1857. Desta feita, explicita-se o movimento do conhecimento como a passagem do empírico ao concreto pela mediação do abstrato, evidenciando o caráter mediador da educação na prática social, tomando esta como ponto de partida e ponto de chegada do trabalho educativo, tendo-se como momentos intermediários do método pedagógico a problematização desta prática social, a instrumentalização por meio da transmissão dos conhecimentos nas suas formas mais elaboradas e a catarse enquanto síntese de desenvolvimento do aluno e, consequentemente, a possibilidade de alteração da prática social humano-genérica. Assim, busca-se evidenciar a lógica dialética desta proposta pedagógica que defende a atividade de ensino na educação escolar como aquela responsável pela reprodução ideal do movimento real dos conteúdos escolares, permitindo o alcance da riqueza categorial dos objetos de ensino enquanto síntese de múltiplas determinações e relações numerosas. Nesse sentido, compreender o método pedagógico dessa teoria em consonância com os fundamentos do materialismo histórico-dialético é essencial para sua realização bem sucedida e coerente com sua proposição.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.