O Ensino Médio: trajetória histórica e a dualidade educacional presente nas diferentes reformas

Autores

  • Christiani Bortoloto Lopes Universidade do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Claudimara Cassoli Bortoloto Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Campus de Medianeira.
  • Shiderlene Vieira Almeida Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Campus de Medianeira.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n2p555

Resumo

O artigo apresenta um estudo bibliográfico sobre a dualidade educacional do Ensino Médio e sua manifestação histórica nas diferentes reformas que atingiram essa etapa de ensino. Destaca-se que a dualidade se configura na existência de um sistema dual de educação, que visa a atender os interesses das diferentes classes existentes no interior da sociedade. Para isso, recuperaram-se as diversas reformas, desde os anos 1940 até meados dos anos 2000, e estabeleceu-se um diálogo com um conjunto de autores, revelando os limites das mesmas e sua vinculação com as demandas do setor produtivo. Além disso, foram destacadas as características peculiares das reformas dos anos 1990, consubstanciadas na Lei nº 9.394/1996, a Lei de Diretrizes e Bases, que colocou o Ensino Médio como etapa final da educação básica, ao passo que deu bases legais para a promulgação de novas legislações que intensificaram a dualidade educacional, como o Decreto nº 2.208/1997, o Decreto nº 5.154/2004 e a Lei nº 12.513/2011, que instituiu o Pronatec. As disputas de diferentes interesses sobre a educação levaram o Estado a promulgar o Decreto nº 5.154/2004 e revogar o Decreto nº 2.208/1997, revertendo o papel do Estado quanto à oferta de educação profissional integrada ao nível médio. A simples retomada do Estado para com essas políticas não significou a extinção da dualidade educacional, haja vista que essa carece de constante luta imposta pelos trabalhadores no interior do Estado, sobretudo no âmbito das políticas educacionais, bem como demanda a própria superação desse modelo de sociedade, pautado na diferença de classes.

 

 

 

 

 

Biografia do Autor

Christiani Bortoloto Lopes, Universidade do Oeste do Paraná - Unioeste

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Assistente Social da Prefeitura Municipal de Cascavel, Paraná.

 

Claudimara Cassoli Bortoloto, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Campus de Medianeira.

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus de Medianeira.

Shiderlene Vieira Almeida, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Campus de Medianeira.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus de Medianeira.

 

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Publicado

2016-10-25

Como Citar

Lopes, C. B., Bortoloto, C. C., & Almeida, S. V. (2016). O Ensino Médio: trajetória histórica e a dualidade educacional presente nas diferentes reformas. Perspectiva, 34(2), 555–581. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n2p555