O professor da educação básica como formador de seus pares: possibilidades para a profissionalização docente

Autores

  • Clayton José Budin Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Flavia Medeiros Sarti Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n2p578

Resumo

O artigo focaliza o papel e o lugar que os professores de Educação Básica desempenham e podem desempenhar na formação continuada docente, elegendo como referencial empírico Grupos de Formação (GF) organizados em uma rede municipal de ensino, nos quais professores da Educação Básica exercem o papel de formadores de seus pares. A pesquisa organizou-se por procedimentos de análise documental e entrevistas semiestruturadas com sujeitos envolvidos com os GFs. As análises realizadas destacam representações relativas à figura dos professores-formadores no que se refere à caracterização de sua atuação junto aos professores e seu papel no trabalho formativo. Evidencia-se a existência de um lugar bem definido para esses formadores, afinado com o processo de profissionalização do magistério. No entanto, os dados apontam também para certas fragilidades que se impõem à atuação desses formadores de professores, dificultando-lhes a ocupação de um lugar mais central na formação docente daquele município.

Biografia do Autor

Clayton José Budin, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Rio Claro/SP. Professor de Geografia das redes municipais de ensino de Campinas/SP e Valinhos/SP.

Flavia Medeiros Sarti, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Rio Claro/SP.

Downloads

Publicado

2017-08-04

Como Citar

Budin, C. J., & Sarti, F. M. (2017). O professor da educação básica como formador de seus pares: possibilidades para a profissionalização docente. Perspectiva, 35(2), 578–597. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n2p578