O professor da educação básica como formador de seus pares: possibilidades para a profissionalização docente

Autores/as

  • Clayton José Budin Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Flavia Medeiros Sarti Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n2p578

Resumen

O artigo focaliza o papel e o lugar que os professores de Educação Básica desempenham e podem desempenhar na formação continuada docente, elegendo como referencial empírico Grupos de Formação (GF) organizados em uma rede municipal de ensino, nos quais professores da Educação Básica exercem o papel de formadores de seus pares. A pesquisa organizou-se por procedimentos de análise documental e entrevistas semiestruturadas com sujeitos envolvidos com os GFs. As análises realizadas destacam representações relativas à figura dos professores-formadores no que se refere à caracterização de sua atuação junto aos professores e seu papel no trabalho formativo. Evidencia-se a existência de um lugar bem definido para esses formadores, afinado com o processo de profissionalização do magistério. No entanto, os dados apontam também para certas fragilidades que se impõem à atuação desses formadores de professores, dificultando-lhes a ocupação de um lugar mais central na formação docente daquele município.

Biografía del autor/a

Clayton José Budin, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Rio Claro/SP. Professor de Geografia das redes municipais de ensino de Campinas/SP e Valinhos/SP.

Flavia Medeiros Sarti, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Rio Claro/SP.

Publicado

2017-08-04

Cómo citar

Budin, C. J., & Sarti, F. M. (2017). O professor da educação básica como formador de seus pares: possibilidades para a profissionalização docente. Perspectiva, 35(2), 578–597. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n2p578