A formação matemática para o ensino dos saberes elementares em tempos de Reforma da Escola Normal do Paraná (Anos de 1920)

Iara da Silva França, Neuza Bertoni Pìnto

Resumo


O artigo aborda a formação matemática dos professores primários no Paraná e tem por objetivo compreender como os saberes elementares matemáticos foram contemplados na reforma levada a efeito por Lysimaco Ferreira da Costa, nos anos de 1920 e direcionada por Prieto Martinez para a modernização do ensino primário do estado. Amparado pelo referencial teórico-metodológico da história cultural, o presente estudo é norteado pela questão: na formação matemática dos professores do Paraná, o que mudou, por que e para que mudou, após a Reforma da Escola Normal? Com a reforma foram introduzidas disciplinas mais voltadas às práticas de ensino na escola primária e que favoreceram a renovação dos métodos de ensino e dos recursos didáticos, reorganização curricular que repercutiu na qualidade da formação matemática dos futuros professores do ensino primário do estado.

 

 


Palavras-chave


Formação de Professores; Ensino de Matemática; História da Educação

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n1p142



Direitos autorais 2016 Iara da Silva França, Neuza Bertoni Pìnto

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Perspectiva, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN print 0102-5473, ISSN 2175-795X.

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