A formação matemática para o ensino dos saberes elementares em tempos de Reforma da Escola Normal do Paraná (Anos de 1920)

Autores/as

  • Iara da Silva França Instituto Superior do Litoral do Paraná
  • Neuza Bertoni Pìnto Pontifícia Universidade Católica - Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n1p142

Resumen

O artigo aborda a formação matemática dos professores primários no Paraná e tem por objetivo compreender como os saberes elementares matemáticos foram contemplados na reforma levada a efeito por Lysimaco Ferreira da Costa, nos anos de 1920 e direcionada por Prieto Martinez para a modernização do ensino primário do estado. Amparado pelo referencial teórico-metodológico da história cultural, o presente estudo é norteado pela questão: na formação matemática dos professores do Paraná, o que mudou, por que e para que mudou, após a Reforma da Escola Normal? Com a reforma foram introduzidas disciplinas mais voltadas às práticas de ensino na escola primária e que favoreceram a renovação dos métodos de ensino e dos recursos didáticos, reorganização curricular que repercutiu na qualidade da formação matemática dos futuros professores do ensino primário do estado.

 

 

Biografía del autor/a

Iara da Silva França, Instituto Superior do Litoral do Paraná

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Professora da Secretaria Estadual do Paraná e do Instituto Superior do Litoral do Paraná (ISULPAR).

 

Neuza Bertoni Pìnto, Pontifícia Universidade Católica - Paraná

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Centro de Teologia e Ciências Humanas, Educação e da Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR).

Publicado

2016-06-21

Cómo citar

França, I. da S., & Pìnto, N. B. (2016). A formação matemática para o ensino dos saberes elementares em tempos de Reforma da Escola Normal do Paraná (Anos de 1920). Perspectiva, 34(1), 142–171. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n1p142