Redes sociais de internet numa escola de ensino médio: entre aprendizagens mútuas e conhecimentos escolares

Autores

  • Paulo Cesar Rodrigues Carrano Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n2p395

Resumo

O artigo resulta de estudo de caso em escola pública de Ensino Médio no Rio de Janeiro. No texto, contextualizamos a educação de jovens frente às mudanças societárias. Aplicamos questionário e realizamos entrevistas individuais e em grupos com professores e estudantes. Buscou-se compreender a presença das redes sociais de internet (RSI) no cotidiano escolar. Os dados permitiram ampliar a compreensão sobre as múltiplas interações, convergências e conflitos entre os sujeitos da escola a partir das mediações dessas redes. Encontramos movimentos diferenciados de interação entre professores e estudantes e distintos níveis de habilidades docentes e discentes. Frente às redes sociais, professores expressam práticas que ainda não lograram se constituir numa reconfiguração do Projeto Político Pedagógico da escola investigada.



Biografia do Autor

Paulo Cesar Rodrigues Carrano, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor da Faculdade Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Bolsista Cientista do Nosso Estado/Faperj.

A pesquisa contou com o apoio da Faperj (Edital Apoio à Escola Pública) e CNPq (Bolsa Produtividade e PIBIC/UFF).

Downloads

Publicado

2017-08-04

Como Citar

Carrano, P. C. R. (2017). Redes sociais de internet numa escola de ensino médio: entre aprendizagens mútuas e conhecimentos escolares. Perspectiva, 35(2), 395–421. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n2p395