Contribuições da literatura popular do Vale do Jequitinhonha para a educação ambiental e educação em ciências de base comunitária
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e67994Resumo
Este trabalho reflete sobre as conexões entre uma proposta de Educação de Base Comunitária desenvolvida com comunidades do município de Chapada do Norte (MG), localizado no Vale do Jequitinhonha, e a obra do mestre da cultura popular Gilmar Souza, originário de uma destas comunidades. Por meio de uma investigação sobre a realidade local foi desenvolvida uma proposta educativa contextualizada ao território a partir de um diálogo entre saberes científicos e populares, entre saberes práticos e teóricos. Tal investigação teve por base a perspectiva de Pesquisa Participante defendida pelo sociólogo colombiano Orlando Fals Borda, somada a concepção de Educação Popular Latino-americana e a Abordagem Temática de Paulo Freire, em uma articulação pensada no sentido de criar condições para a construção coletiva de conhecimentos em parcerias com as comunidades. Assim, a partir de uma imersão na realidade local foram identificados temas geradores, memórias bioculturais e informações sobre a História Ambiental desta região, que puderam servir de base para o estabelecimento de discussões contextualizadas ao território em questão. Com base nestes resultados, buscamos aproximações com a obra do mestre de folia de reis Gilmar Souza, representante da comunidade de São Sebastião da Boa Vista. A poesia de Gilmar é pensada a partir de um ponto de vista de dentro das comunidades e reflete a identidade, a cultura e o contexto de sua produção. Assim, tal aproximação aponta o potencial da literatura popular para a construção de uma perspectiva educativa de base comunitária atenta às especificidades do sertão mineiro.
Palavras-Chave: Educação de Base Comunitária; Literatura Popular; Vale do Jequitinhonha.
Referências
CAMARGO, Daniel Renaud. Contos, Bênçãos e Mezinhas: Educação Ambiental Popular como estratégia de proteção dos saberes locais (trabalho de conclusão de curso). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2014.
CAMARGO, Daniel Renaud. Lendas, Rezas e Garrafadas: Educação Ambiental de Base Comunitária e os Saberes Locais no Vale do Jequitinhonha (dissertação de mestrado). Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2017.
CAMARGO, D. R.; SANCHEZ, C. ; ROCHA, J. A. . Educação Ambiental de Base Comunitária no Vale do Jequitinhonha: uma articulação entre a IAP de Fals Borda e a Abordagem Temática Freireana. In: IX Encontro de Pesquisas em Educação Ambiental (IX EPEA - Juiz de Fora), 2017, Juiz de Fora. Anais do IX Encontro de Pesquisas em Educação Ambiental (IX EPEA), 2017. v. 1.
CURI, Melissa; SILVA, Neusiene Medeiros da; ANDRADE, Anna Jéssica de; IBIAPINA, Izabel; SOUZA, Cimone de; SAITO, Carlos Hiroo. Conhecimento Tradicional e Previsões Meteorológicas: Agricultores Familiares e “As Experiências de Inverno” no semi-árido potiguar. Documentos Técnico-Científicos. Revista Economia, Fortaleza, v.44. n especial, p. 383-402, 2013.
DELIZOICOV, Demétrio. Concepção problematizadora no ensino de Ciências na Educação Formal (Dissertação de Mestrado). São Paulo: IFUSP/FEUSP. 1982.
FALS BORDA, Orlando. El Problema de cómo investigar la realidade para transformala por la praxis. In: HERRERA, Nicolás Armando Farfán; LÓPEZ, Lorena Guzmán (compiladores). Ciencia, Compromiso y Cambio Social. Textos de Orlando Fals Borda. Coleción Pensamiento Latinoamericano. 1ª ed. Buenos Aires, El Colectivo – Lanzas y Letras, Extensión Libros, 2012.
FALS BORDA, Orlando. Una Sociologia sentipensante para a América Latina. México. Sigilo XXI Editores; Buenos Aires, CLACSO, 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Editora Paz e Terra. 57ª Edição. 2014.
FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. Autores Associados, Cortez, 1989.
GUERRA, Denise Moura de Jesus. Ciências e Educação Popular Comunitária: Outros Saberes, Apropriações Outras. EDUFBA. 1 ed. Salvador, 2012.
HORTENCI, Luana; ROGERI, Patrícia; TEIXEIRA, Reinaldo; LOPES, XÊNIA et al. Biologia Floral de Pyrostegia venusta (Bignoniaceae) em uma área de Cerrado Strictu Sensu. In: Anais do II Simpósio de Ecologia. PPG-ERN. Outubro de 2008.
LEFF, Enrique. Construindo a História Ambiental da América Latina. Revista Esboços nº 13. 51° Congresso Internacional de Americanistas, Simpósio de História Ambiental Americana, Santiago, Chile, 2003.
MOTA NETO, João Colares da. Educação Popular e Pensamento Decolonial em latino-americano em Paulo Freire e Orlando Fals Borda (tese de doutorado). Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal do Pará. Belém, 2015.
RENAUD, Daniel & SÁNCHEZ, Celso. Lembranças e Histórias de um Vale Encantado: A Educação Ambiental Popular através da metodologia Investigação Ação Participante (IAP) na Proteção de Saberes Locais no Vale do Jequitinhonha. In: Anais do VIII EPEA, Rio de Janeiro, 2015.
SOUZA, Gilmar. Entre a Arte e a Peleja. Editora FAE, 1ª ed, 2015.
SOUZA, Gilmar. Uma Prosa Sobre Nós. Editora Futurama, 1ª ed, 2018.
TOLEDO, Victor & BARRERA-BASSOLS, Narciso. A Memória Biocultural: A Importancia Ecológica das Sabedorias Tradicionais. Expressão Popular, 2015.
XAVIER, Patrícia Maria Azevedo; FLÔR, Cristhiane Carneiro Cunha. Saberes Populares e Educação Científica: Um Olhar a partir da literatura na área de ensino de ciências. Revista Ensaio. Belo Horizonte, v. 17, n. 2, p. 308-328, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Celso Sánchez Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.