Contribuições da literatura popular do Vale do Jequitinhonha para a educação ambiental e educação em ciências de base comunitária

Autores

  • Daniel Renaud Camargo Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO https://orcid.org/0000-0002-4144-712X
  • Celso Sánchez Pereira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e67994

Resumo

Este trabalho reflete sobre as conexões entre uma proposta de Educação de Base Comunitária desenvolvida com comunidades do município de Chapada do Norte (MG), localizado no Vale do Jequitinhonha, e a obra do mestre da cultura popular Gilmar Souza, originário de uma destas comunidades. Por meio de uma investigação sobre a realidade local foi desenvolvida uma proposta educativa contextualizada ao território a partir de um diálogo entre saberes científicos e populares, entre saberes práticos e teóricos. Tal investigação teve por base a perspectiva de Pesquisa Participante defendida pelo sociólogo colombiano Orlando Fals Borda, somada a concepção de Educação Popular Latino-americana e a Abordagem Temática de Paulo Freire, em uma articulação pensada no sentido de criar condições para a construção coletiva de conhecimentos em parcerias com as comunidades. Assim, a partir de uma imersão na realidade local foram identificados temas geradores, memórias bioculturais e informações sobre a História Ambiental desta região, que puderam servir de base para o estabelecimento de discussões contextualizadas ao território em questão. Com base nestes resultados, buscamos aproximações com a obra do mestre de folia de reis Gilmar Souza, representante da comunidade de São Sebastião da Boa Vista. A poesia de Gilmar é pensada a partir de um ponto de vista de dentro das comunidades e reflete a identidade, a cultura e o contexto de sua produção. Assim, tal aproximação aponta o potencial da literatura popular para a construção de uma perspectiva educativa de base comunitária atenta às especificidades do sertão mineiro.

Palavras-Chave: Educação de Base Comunitária; Literatura Popular; Vale do Jequitinhonha.

Biografia do Autor

Daniel Renaud Camargo, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO

Celso Sánchez Pereira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UFRJ

Biólogo, mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social e doutor em
Educação. É professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
Coordenador do Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur, GEASur. Conselheiro do
Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena do Estado do Rio de Janeiro, diretor da
ADUNIRIO, seção sindical Andes.

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Publicado

2021-07-12

Como Citar

Camargo, D. R. ., & Pereira, C. S. (2021). Contribuições da literatura popular do Vale do Jequitinhonha para a educação ambiental e educação em ciências de base comunitária. Perspectiva, 39(2), 1–19. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e67994

Edição

Seção

Dossiê Linguagem, literatura e decolonialidade: caminhos para pensar a educação em ciências