Educação na cultura digital: novas ambiências de aprendizagem e implicações para a formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e70506Resumo
No bojo de uma reconfiguração cultural intensificada pela diversificação e penetrabilidade das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no tecido social, novas ambiências educativas são constituídas e as questões centrais do pensamento educativo são reformuladas: se antes eram centradas nas melhores formas dos estudantes aprenderem, hoje os sujeitos precisam conseguir identificar quais são as questões relevantes de seu tempo, para assim construir possíveis respostas, compartilhá-las e contribuir para a inteligência coletiva. As TDIC reúnem recursos e funcionalidades que facilitam uma variedade de interações entre pessoas e entre elas e os conhecimentos social e historicamente produzidos. Junto com seu desenvolvimento, vêm sendo propostas e experimentadas diversas possibilidades pedagógicas. As demandas educativas da cultura digital e as reformulações pedagógicas baseadas nas possibilidades das TDIC exigem novas formas de pensar a formação de professores. É um desafio que exige novos conteúdos, mas também novas práticas que incentivem a autoria, o protagonismo, a produção coletiva, a colaboração e a pesquisa. Este artigo traz uma reflexão sobre os desafios e as possibilidades pedagógicas das TDIC na constituição de novas ambiências de aprendizagem na cultura digital, analisa as implicações deste contexto para a formação de professores e apresenta uma proposta formativa vinculada ao Projeto Conexão Escola-Mundo. Como elementos de empiria e para ilustrar as discussões desenvolvidas, trazemos algumas percepções das demandas da cultura digital pelos professores de uma escola pública federal de ensino básico.
Referências
ALMEIDA, M. E. B. Prefácio in COSTA, F.; et al. Repensar as TIC na educação: o professor como agente transformador. Coleção Educação em Análise. Portugal: Ed. Santillana, 2012.
ALONSO, K.; ARAGÓN; R..; SILVA, D. G., CHARCZUK, R.B. Aprender e ensinar em tempos de Cultura Digital. Em Rede: Revista de Educação a Distância, UNIREDE: v. 1, n. 1, 2014. Disponível em: http://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/index. Acesso em 04 de junho 2016.
ANDRÉ, M. E. Pesquisa, formação e prática docente. In: ____. (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 4. ed. São Paulo: Papirus, p. 55-67, 2005.
Bartolomé, Antonio R. (1999). Sociedad del conocimiento, sociedad de la información, escuela. En Textos, v. 24, p. 13-28. ISSN 1133-9829. D.L. B-13371-94. Disponível em: http://www.lmi.ub.edu/personal/bartolome/articuloshtml/1999_Textos.pdf. Acesso em: 20 março de 2017.
BARTOLOMÉ, A. y GRANÉ, M. Interrogantes educativos desde la sociedad del conocimiento. Aloma. Revista de Psicologia, Ciències de l’Educació i de l’Esport, 31 (1), p.73-82. 2013. ISSN: 1138-3194. Disponível em: http://www.revistaaloma.net/index.php/aloma/article/view/173/115. Acesso em: 09 de setembro de 2016.
BELLONI, M. L.; GOMES, N. G. Infância, mídias e aprendizagem: autodidaxia e colaboração. Educação e Sociedade, v. 29. n. 104 – Especial, p.717-746, out. 2008.
BELLONI, M. L. O que é mídia-educação. Campinas: Editora Autores Associados, 2001.
BELLONI, M. L. Crianças e mídias no Brasil: cenários de mudança. Campinas, SP: Papirus, 2010.
BELLONI, M. L. O que é sociologia da infância? Campinas, SP: Autores Associados, 2009.
BERGMANN, J.; SAMS, A. Sala de Aula Invertida: Uma metodologia Ativa de Aprendizagem. Tradução Afonso Celso da Cunha Serra. 1. Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2019.
BÉVORT, E.; BELLONI, M. L Mídia-educação: conceitos, histórias e perspectivas. Educação e Sociedade, Campinas, v.30, n. 109, p. 1081-1102, set./dez. 2009.
BONILLA, M. H.; PRETTO, N. De L. Movimentos colaborativos, tecnologias digitais e educação. Em Aberto, Brasília, v. 28, n. 94, p. 23-40, jul./dez. 2015.
BROWN, A. L. Design experiments: Theoretical and methodological challenges in creating complex interventions in classroom settings. The Journal of the Learning Sciences, v.2, n.2, 141-178, 1992.
CASTELLS, M. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Tradução MEDEIROS, C.A. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 10 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
CHASSOT, A. Alfabetização Científica: Questões e desafios para a Educação. 3ª Ed. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2003.
COLLINS A.; JOSEPH D, BIELACZYC, K. Design research: theoretical and methodological. J learn Sci. 2004, v. 13, n. 1, p.15-42, 1992.
COSTA, F.; et al. Repensar as TIC na educação: o professor como agente transformador. Coleção Educação em Análise. Portugal: Ed. Santillana, 2012.
EASTERDAY, Matthew W.; LEWIS, D. R.; GERBER, E M. Design-Based Research Process: Problems, Phases, and Applications. ICLS 2014 Proceedings, v.1, n.1, 2104.
ESPÍNDOLA, M. B.; GIANNELLA, T. R. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino de Ciências e da Saúde: Análise das Formas de Integração de Ambientes Virtuais de Aprendizagem por Professores Universitários. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia v. 11, n. 2, 2018.
ESPÍNDOLA, M. B. de. Integração de Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Superior: Análise das Experiências de Professores das Áreas de Ciências e da Saúde com o uso da Ferramenta Constructore. Tese (Doutorado). Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2010.
ESPÍNDOLA, M. B. STRUCHINER, M. GIANNELLA, T. R. Integração de Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino: Contribuições dos Modelos de Difusão e Adoção de Inovações para o campo da Tecnologia Educacional. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, v. 9, n. 1, p. 89–106, 2010.
FEENBERG, A. Transforming technology: a critical theory revisited. New York: Oxford University Press, 2002.
FANTIN, M.; RIVOLTELLA, P. C. (orgs.). Cultura digital e escola: pesquisa e formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2012.
FOUREZ, G.; LECOMPTE, V. E.; GROOTAERS, D.; MATHY, P.; TILMAN, F. Alfabetización científica y tecnológica: Acerca de lãs finalidades de la enseñanza de las ciencias. Buenos Aires, Argentina: Ediciones Colihue, 1997.
GIROUX, H. A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
HASSAN, M. M.; QURESHI, A. N.; MORENO, A.; TUKIAINEN, M. Smart learning analytics and frequent formative assessments to improve retention. IEEE, 2018.
HOD, Y.; BASIL-SHACHAR, J.; SAGY, O. The role of productive failure in fostering creative collaboration: a grounded study exploring a classroom learning community. Thinking Skills and Creativity, v. 30, p. 145-149 , 2018.
HOLZER, A.; GILLET, D.; LAPERROUZA, M. Active Interdisciplinary Learning in a Design Thinking Course: Going to Class for a reason. IEEE, Wollongong, v. 4 , n.7 , p. 906-911, 2018.
ISMAIL, H.; BELKHOUCHE, B. Evaluating the impact of personalized content recommendations on informal learning from Wikipedia. IEEE Global Engeneering Educational Conference, Dubai, v. 9, n. 11, 2019.
KOEHLER, M. J.; MISHRA, P. Introducing technological pedagogical knowledge. In: AACTE (Ed.). The handbook of technological pedagogical content knowledge for educators. p. 3-30. New York: MacMillan, 2008.
KNEUBIL, F. B.; PIETROCOLA, M. A pesquisa Baseada em Design: visão geral e contribuições para o ensino de ciências. Revista IENCI, v. 22, 2017. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/310/pdf. Acesso em 13 de fevereiro de 2018.
KHALID, T.; BATOOL, S. H. Learning through video games: a case study of private schools of Pakistan. International Conference on Information Management and Processing, p. 135-139, 2018.
LAPA, A. B.; BELLONI, M. L. Educação a distância como mídia-educação. Perspectiva: Revista do Centro de Ciências da Educação/UFSC, Florianópolis, v. 30, n.1, p.175-194, 2012.
LAPA, A. B.; LACERDA, A. L. (Org.). Formação de sujeitos em espaços sociais virtuais. 1. ed. Rio de Janeiro: Letra Capital. v. 1. 178p, 2018.
LEONEL, A. A.; Formação Continuada de Professores de Física Em Exercício na Rede Pública Estadual de Santa Catarina: Lançando Um Novo Olhar Sobre A Prática. Tese de doutorado apresentada ao programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC, 2015.
LEONEL, A. A.; ROSA, S. dos S.; Tecnologias digitais de informação e comunicação: contribuições de práticas pedagógicas para o ensino de cnmt. Revista Metáfora Educacional. Ed. Dra. Valdeci dos Santos. Feira de Santana – BA, n. 21, p. 3-23, 2016. Disponível em: http://www.valdeci.bio.br/pdf/n21_2016/rme_n21_leonel_rosa_rosa_
tecnologias_digitais.pdf. Acesso em: 01 de dezembro de 2016.
MARTINS, B. C. Autoria em Rede: os novos processos autorais através das redes eletrônicas. 1 ed. Rio de Janeiro: Mauad, 2014.
MCLAUGHLIN, J. E.; WOLCOTT, M.; HUBBARD, D.; UMSTEAD, K.; RIDER, T. R. A qualitative review of the design thinking framework in health professions education. BMC Medical Education, v. 19 , n. 98 , p. 1-8, 2019.
OLIVEIRA, T. E.; ARAUJO, I. F.; VEIT, E. A.; Sala de aula invertida (flipped classroom) : inovando as aulas de física. Física na escola. São Paulo, v. 14, n. 2 , p. 4-13, out. 2016.
OLIVEIRA, R. D. V. L. de; QUEIROZ, G. R. P. C. A formação de professores de ciências a partir de uma perspectiva de Educação em Direitos Humanos: uma pesquisa-ação. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru , v. 24, n. 2, p. 355-373, 2018.
PÉREZ-GOMEZ, Á. I. Educação na era digital: a escola educativa. 1 ed. Porto Alegre - RS: Penso, 2015.
PINO, Ivany; ZUIN, Antônio A. S. A cultura digital e a formação dos professores: uma questão em debate. Educação & Sociedade, Campinas, Brasil, v. 33, n. 121, p. 967-972, 2012.
SALA, H., ARIAS, C.; Rango, M. ¿ Educar sin docentes? Lecturas críticas en torno a Sugata Mitra. Revista Electrónica de Didáctica en Educación Superior, n. 16, 2018. Disponível em: http://ojs.cbc.uba.ar/index.php/redes/article/download/26/62. Acesso em: 13 de jul. de 2019.
SANTOS ROSA, S., ROSA, V., SALES, M. B. Portal virtual Hands-on-Tec: recurso de autoria para professores da educação básica. Multimedia Journal of Research in Education. v.1, p.1 - 6, 2014.
SCHON, Donald A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: Nóvoa, A. (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, p. 79-91, 1992.
SEETO D, H. J. Design-based research and the learning designer. In: Proceedings of 23º Ascilite Conference, 2006; Sydney: Austrália. p. 741-5, 2006. Disponível em: http://www.ascilite.org.au/conferences/sydney06/proceeding/pdf_papers/p177.
pdf. Acesso 2014 jun. 2019.
SHARPLES, M. DE-ROOCK, R.; FERGUSON, R.; GAVED, M.; HERODOTOU, C.; KOH, E.; KUKULSKA-HULME, A.; LOOI, C. K.; MCANDREW, P.; RIENTIES, B.; WELLER, M.; WONG, L. H. Innovating Pedagogy 2016: Exploring new forms of teaching, learning and assessment, to guide educators and policy makers. Singapura: The Open University, 2016.
STRUCHINER, M.; GIANNELLA, T. R. Com-viver, com-ciência e cidadania: uma pesquisa baseada em design integrando a temática da saúde e o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação na escola. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 14, n. 03, p. 942 – 969 jul./set. 2016.
STRUCHINER, Miriam; RAMOS, Paula & SERPA JUNIOR, Octavio Domont-de. Development and implementation of a virtual learning environment in health education: a design-based research experience. Interface, Botucatu, v. 20, n. 57, 2016, p.485-496, fev. 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622015.0676. Acesso em: 19 de mar. de 2019.
TAVARES, C. Mídia, educação e comunicação como direito humano. Mídia- Educação e Currículo Escolar. MEC/Programa Salto para o Futuro, Brasília, v. 20, p. 33-40, 2013.
WAN, H.; LIU, K.; YU, Q.; DING, J.; GAO, X. Improving blended learning outcomes through academic social media. International Conference on Computer Software & Applications, 2018.
WANG, F; HANNAFIN M. J. Design-based research and technology-enhanced learning environments. Educ Techol Res Dev, v. 53, n. 4, p. 5-23, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Marina Bazzo Espíndola, António Bartolomé, André Ary Leonel, Ian Narciso Rocha Lima

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.