Educação na cultura digital: novas ambiências de aprendizagem e implicações para a formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e70506

Resumo

No bojo de uma reconfiguração cultural intensificada pela diversificação e penetrabilidade das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no tecido social, novas ambiências educativas são constituídas e as questões centrais do pensamento educativo são reformuladas: se antes eram centradas nas melhores formas dos estudantes aprenderem, hoje os sujeitos precisam conseguir identificar quais são as questões relevantes de seu tempo, para assim construir possíveis respostas, compartilhá-las e contribuir para a inteligência coletiva. As TDIC reúnem recursos e funcionalidades que facilitam uma variedade de interações entre pessoas e entre elas e os conhecimentos social e historicamente produzidos. Junto com seu desenvolvimento, vêm sendo propostas e experimentadas diversas possibilidades pedagógicas. As demandas educativas da cultura digital e as reformulações pedagógicas baseadas nas possibilidades das TDIC exigem novas formas de pensar a formação de professores. É um desafio que exige novos conteúdos, mas também novas práticas que incentivem a autoria, o protagonismo, a produção coletiva, a colaboração e a pesquisa. Este artigo traz uma reflexão sobre os desafios e as possibilidades pedagógicas das TDIC na constituição de novas ambiências de aprendizagem na cultura digital, analisa as implicações deste contexto para a formação de professores e apresenta uma proposta formativa vinculada ao Projeto Conexão Escola-Mundo. Como elementos de empiria e para ilustrar as discussões desenvolvidas, trazemos algumas percepções das demandas da cultura digital pelos professores de uma escola pública federal de ensino básico.

Biografia do Autor

António Bartolomé, Universitat de Barcelona

Doctor in Philosophy and Eductional Sciencies by the University of Barcelona. Specialist in Educational Multimedia Design. From 2017 he is the director of Institute of Research in Education of the University of Barcelona. He is senior professor of Educational Technology and Communication.

Marina Bazzo Espíndola, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) e ao Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO). Possui graduação em Ciências Biológicas pela UFSC (2001), mestrado em Biologia Vegetal pela mesma instituição (2005) e doutorado em Educação, Gestão e Difusão em Biociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, Educação Científica e Tecnológica, Tecnologia Educacional e Educação a Distância. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Midia-Educação e Comunicação Educacional (COMUNIC).

André Ary Leonel, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado em Física, com mestrado e doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e é professor adjunto no Departamento de Metodologia de Ensino desta mesma instituição. Participa do grupo de pesquisa COMUNIC da UFSC. Orienta no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Ensino de Física da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física e na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias digitais da informação e comunicação, alfabetização científica e técnica e física moderna e contemporânea. É subcoordenador do laboratório de novas tecnologias (LANTEC) da UFSC.

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Publicado

2021-10-18

Como Citar

Bartolomé, A., Espíndola, M. B., Leonel, A. A., & Lima, I. N. R. (2021). Educação na cultura digital: novas ambiências de aprendizagem e implicações para a formação de professores. Perspectiva, 39(3), 1–22. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e70506

Edição

Seção

Dossiê Educação, Direitos Humanos e Ética Hacker