Formação inicial de professores de pedagogia na região de fronteira
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e70761Resumo
Este artigo tem o objetivo de investigar como se dá a formação inicial dos professores de Pedagogia das universidade e faculdades presenciais das cidades gêmeas situadas na região de fronteira seca ou fluvial. O estudo é baseado numa pesquisa de análise bibliográfica com pressupostos qualitativos que buscou responder as questões: como é a formação inicial de professores de Pedagogia nas regiões de fronteira, principalmente nas cidades-gêmeas, para trabalhar com o multiculturalismo existente em escolas brasileiras que têm estudantes oriundos de outro país e que se comunicam em outro idioma? O processo de formação de professores dessas regiões é voltado para uma educação intercultural crítica? Além de dar ênfase a fronteira e a formação inicial, a pesquisa também argumenta sobre as questões multiculturais e suas facetas. A análise bibliográfica possibilitou verificar que são poucas as produções científicas que estudam o tema formação inicial de professores de Pedagogia na fronteira e que há necessidade de uma maior discussão acerca do assunto pesquisado. Contudo, sinalizaram que a formação inicial de professores nestas regiões na maioria das vezes não está voltada para a educação intercultural, por mais que tragam discussões acerca do tema.
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