Initial training of teachers of pedagogy in the border region

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e70761

Abstract

The aim of this article is to present how the initial training of teachers of Pedagogy of the universities and colleges of the twin cities located in the region of the dry or fluvial border takes place. The study was based on a research of bibliographic analysis with qualitative assumptions that sought to answer the following questions: How is the initial training of Pedagogy teachers in border regions, especially in the twin cities, to work with the existing multiculturalism in Brazilian schools that have students coming from another country and who communicate in another language? Is the process of teacher training in these regions focused on critical intercultural education? In addition to emphasizing the border and initial training, the research also discusses multicultural issues and their facets. The bibliographical analysis made it possible to verify that there are few scientific productions that study the theme of initial training of Pedagogy teachers at the border and that there is a need for further discussion about the subject researched. However, the analysis pointed out that the initial training of teachers in these regions is mostly not focused on intercultural education, even though they bring up discussions on the subject.

Author Biographies

Maria Elena Aquino Dutra, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Graduada no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, campus de Ponta Porã MS

Maria Luzia da Silva Santana, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora e Mestra em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília. Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS e compõe o quadro de docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da FAED/UFMS, na linha de pesquisa Processos Formativos, Práticas Educativas, Diferenças. É líder do grupo de estudo e pesquisa em Psicologia, Processos Educativos e Inclusão (PPEI/CNPq/UFMS), tem experiência nas áreas de Psicologia e Educação, dialoga com a Psicologia Sociohistórica Cultural; Psicologia e Processos Educativos; Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem; Psicologia e Educação do Campo; Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar; Psicologia, Inclusão e Diversidade em Contextos Socioeducativos; Neurociências, Psicologia e Educação; Tecnologias e Educação; Desenvolvimento de Produtos e Intervenção (Psico)Pedagógica.

References

ANDRADE, Anderson Monteiro, ALBUQUERQUE, Maria de Jesus F.C. de. Formação de professores no extremo norte do Brasil: relatos de experiências. Editora Realize, Anais IV CONEDU, V. 1, 2017, ISSN 2358-8829. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/anais.php. Acesso em Jan.2019.

ASSUMPÇÃO, Eunice Maria; et al. Módulo V: Pedagogia, currículo e diversidade cultural. Brasília: Universidade de Brasília, 2008.

AZIBEIRO, Nadir Esperança. Educação Intercultural e complexidade: desafios emergentes a partir das relações em comunidades populares. In. FLEURI, Reinaldo Matias. (Org.) Educação Intercultural: Mediações necessárias. Rio de Janeiro, DP&A, 2003.

BRASIL. Fronteiras do Brasil: diagnóstico e agenda de pesquisa para política pública, volume 2. Organizadores: Bolívar Pêgo ... [et al.]. – Brasília: Ipea: MI, 2017. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/livros/livros/170628_fronteiras_do_brasil_volume2.pdf. Acesso em Jan. de 2019.

BRASIL. Portaria n°2013, de 19 de Julho de 2016. Diário Oficial da União - Seção I, Publicado em: 20/07/2016 | Edição: 138 | Seção: 1 | Página: 12. Disponível em: http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/21772550/do1-2016-07-20-portaria-n-213-de-19-de-julho-de-2016-21772471. Aceso em Jan. 2019

BUENO, Mara Lucinéia Marques Correa. Formação inicial de professores: uma experiência no município fronteiriço de Ponta Porã/MS. In. II Seminário de Formação Docente: Intersecção entre universidade e escolar – Necessidades formativas nas/das Licenciaturas. Dourados MS, 12 a 14 de Junho de 2017. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Downloads/4180-10440-1-PB.pdf. Acesso em Jan. 2019.

CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, Antônio Flavio. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 2° ed. Petrópolis, Rio de Janeiro, Editora Vozes, 2008.

CHAUÍ, Marilena. Cultura e democracia. In: Crítica y emancipación: Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales. Año 1, no. 1, Buenos Aires: CLACSO, 2008

FIAMENGUI, Ana Helena Rufo. Multilinguismo e preconceito na Fronteira Porã: um estudo sobre atitudes e crenças linguísticas. Tese apresentada como parte dos requisitos para obtenção do título de Doutor em Estudos Linguísticos, junto ao Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Câmpus de São José do Rio Preto, 2017. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/151587/fiamengui_ahr_dr_sjrp.pdf?sequence=3&isAllowed=y. Acesso em Novembro de 2019.

FLEURI, Reinaldo Matias. Educação Intercultural: mediações necessárias. (Org.), Rio de Janeiro, DP&A, 2003.

FORQUIN, Jean Claude. Escola e cultura. Porto Alegre, Editora Artes Médicas, 1993.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de pesquisa social. 2° edição, São Paulo, Ed. Atlas, 1989.

IVENICKI, Ana. Multiculturalismo e formação de professores: dimensões, possibilidades e desafios na contemporaneidade. Revista Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.26, n.100, p. 1151-1167, jul./set. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v26n100/1809-4465-ensaio-S0104-40362018002601186.pdf. Acesso em Jan. de 2019.

JOSGRILBERT, Maria de Fátima Viegas. A ação fronteira docente entre dois países frente a multiculturalidade: diversidade e diferença culturais na perspectiva do processo civilizatório. In: XIV Simpósio Internacional Processos Civilizadores: 'Civilização, fronteiras e diversidade' e IV Seminário do Grupo de pesquisa 'Educação e Processo Civilizados', 2012, Dourados - MS. XIV Simpósio Internacional Processos Civilizadores:. Dourados - MS, 2012. Disponível em: http://www.uel.br/grupo-estudo/processoscivilizadores/portugues/sitesanais/anais14/arquivos/textos/Comunicacao_Oral/Trabalhos_Completos/Emne_e_Maria_de_Fatima.pdf. Acesso em Jan.2019

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. Edição, São Paulo, Editora Atlas, 2003. Disponível em: https://docente.ifrn.edu.br/olivianeta/disciplinas/copy_of_historia-i/historia-ii/china-e-india. Acesso em Jan. 2019.

MELO, José Wilson Rodrigues de. Multiculturalismo democrático: a formação de professores/as como política educacional. Revista - Espaço do Currículo, v.7, n.3, p.401-419, Setembro a Dezembro de 2014. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Downloads/17083-44172-1-PB.pdf. Acesso em Jan. 2019.

MOREIRA, Antônio Flávio; TADEU, Tomaz. Currículo, cultura e sociedade. 12° ed. São Paulo, Editora Cortez, 2014

PEREIRA, J. H. V. Currículo, identidade e diversidade ética e nacional. In: 25 Reunião anual da Anped, 2002, Caxambu/MG. Anais 2002 - Educação: manifestos, lutas e utopias, 2002. p. 01-12. Disponível em: http://25reuniao.anped.org.br/texced251.htm#gt12. Acesso em Jan. de 2019.

PEREIRA, J. H. V. Escola Intercultural de Fronteira: Brasil/Bolívia, Campo Grande, Editora UFMS, 2013.

PEREIRA, J. H. V. A especificidade de formação de professores em Mato Grosso do Sul: limites e desafios no contexto da fronteira internacional. Revista InterMeio: revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, Campo Grande, MS, v.15, n.29, p.106-119, jan./jun. 2009. Disponível em: http://seer.ufms.br/index.php/intm/article/view/2474. Acesso em Jan. 2019

RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder. Tradução de Maria Cecilia França, editora Cortesia, 1993. Disponível em: http://www2.fct.unesp.br/docentes/geo/bernardo/BIBLIOGRAFIA%20DISCIPLINAS%20POS-GRADUACAO/CLAUDE%20REFFESTIN/RAFFESTIN,%20Claude%20-%20Por%20uma%20Geografia%20do%20Poder(3).pdf. Acesso em Jan.2019

REIS, Darianny Araújo dos. Currículo Intercultural crítico na escola: Formação que produz diferenças. Revista Teias, Conversas sobre formação de professores, práticas e currículos, v. 18, n°50 Jul/Set. 2017. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Downloads/29154-100875-1-PB.pdf. Acesso em Maio de 2019.

RIBEIRO, Márden de Pádua. Teorias críticas e pós-críticas: pelo encontro em detrimento ao radicalismo. Revista Movimento de Educação. Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal Fluminense, Ano 3, número 5, 2016. Disponível em: http://www.revistamovimento.uff.br/index.php/revistamovimento/article/view/308/0. Acesso em Maio de 2019.

SANTOS, José Luiz dos. O que é cultura. Coleção 1° Passos, São Paulo, Editora Brasiliense, 1987.

SAVIANI, Demerval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 14 n. 40 jan./abr. 2009. Disponível em: www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n40/v14n40a12.pdf. Acesso em: out. 2018.

SILVA, Gilberto Ferreira da. Multiculturalismo e educação Intercultural: vertentes históricas e repercussões atuais na educação. In. FLEURI, Reinaldo Matias. (Org.) Educação Intercultural: mediações necessárias. Rio de Janeiro, Editora DP&A, 2003.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3° edição, Belo Horizonte, Editora Autêntica, 2004.

TORRECILHA, Maria Lúcia. A gestão compartilhada como espaço de integração na fronteira: Ponta Porã (Brasil) e Pedro Juan Caballero (Paraguai). Tese (Doutorado) Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Departamento de Geografia. Área de concentração: Geografia Humana, 2013. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=866593. Acesso em Jan. 2019.

UNESCO. Declaração Universal sobre a diversidade cultural. 2002. Disponível em: http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/CLT/diversity/pdf/declaration_cultural_diversity_pt.pdf. Acesso em out. de 2018.

VARGAS, Fábio Aristimunho. Formação das fronteiras latino-americanas. Fundação Alexandre de Gusmão, Brasília, FUNAG, 2017. ISBN 978‑85‑7631‑681‑7. Disponível em: http://funag.gov.br/loja/index.php?route=product/product&product_id=880. Acesso em Jan. 2019.

VILELA, Gustavo. O conceito de cultura: entre linhas e fronteira. Revista Fronteiras & Debates Macapá, v. 1, n. 2, jul./dez. 2014. Disponível em: periodicos.unifap.br/index.php/fronteiras/index. Acesso em: out. 2018.

Published

2021-10-18

How to Cite

Aquino Dutra, M. E., & da Silva Santana, M. L. (2021). Initial training of teachers of pedagogy in the border region. Perspectiva, 39(3), 1–22. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e70761