Estado da arte em pesquisas acadêmicas brasileiras, de 2010 a 2019, sobre o ensino de geometria desenvolvidas no Nordeste

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e71085

Resumo

Este trabalho está inserido na área de Educação e Educação Matemática, cujo foco temático é o tratamento dado ao ensino de Geometria em pesquisas acadêmicas publicadas na região Nordeste. Nosso objetivo foi identificar os elementos estruturantes adotados nas teses e dissertações produzidas em programas de Pós-Graduação em Educação e Educação Matemática da região Nordeste, que abordam o ensino de Geometria no período 2010 a 2019. Para isso, utilizamos o aporte metodológico do estado da arte, no qual limitamos nossas buscas por dissertações e teses disponíveis no site da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Concluímos que o ensino de Geometria se apresenta como uma das áreas da Matemática pouco discutida nas pesquisas acadêmicas da região Nordeste. A ênfase no tratamento com a Geometria Plana indica que a perspectiva espacial e grandezas e medidas, contemplada em toda a escolarização, está sendo deixada de lado na formação dos estudantes, assim como a Geometria Analítica. Além disso, o Ensino Médio tem sido pouco discutido nas pesquisas o que sinaliza possibilidade de ruptura do ciclo de aprofundamento das habilidades a serem desenvolvidas durante a Educação Básica. Neste sentido, a carência de trabalho com a Geometria prejudica, em nossa população, o desenvolvimento de competências e habilidades intelectuais, a criatividade e a percepção espacial do mundo em que vivemos, características que são destacadas como passíveis de serem trabalhadas a partir dessa ciência.

Biografia do Autor

Marcilia Chagas Barreto, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2002), com estágio pós-doutoral na Universidade de Quebec à Chicoutimi, em Educação Matemática(2006-2007). Mestra em Estudos Pós Graduados em Supervisão e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (1979). Professora adjunto M da Universidade Estadual do Ceará.

Zelia Beserra Camelo, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Professora Especialista em Ensino de Matemática na Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará.

Nassara Maia Cabral Cardoso Gomes, Instituto Federal do Ceará

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Professora da Rede Municipal de ensino de Maranguape. Mestranda do Programa de Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal do Ceará-IFCE

Gabrielle Andrade Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará. Aluna Especial do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará

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Publicado

2021-03-17

Como Citar

Barreto, M. C., Camelo, Z. B., Gomes, N. M. C. C., & Pereira, G. A. (2021). Estado da arte em pesquisas acadêmicas brasileiras, de 2010 a 2019, sobre o ensino de geometria desenvolvidas no Nordeste. Perspectiva, 39(1), 1–22. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e71085