Wentworth & Hill e Heitor Lyra da Silva: circulação e apropriação de uma geometria intuitiva
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e71133Resumo
O presente artigo tem por objetivo analisar a circulação e apropriação de propostas educacionais internacionais para o ensino de geometria, em particular, como o método intuitivo é articulado com o aspecto abstrato da Geometria, no curso primário do início do século XX. Examinam-se o livro First Steps in Geometry, escrito por George Albert Wentworth e G. A Hill em 1901 e o livro Geometria (Observação e Experiência) do brasileiro Heitor Lyra da Silva, publicada em 1923 e que inclui em suas referências a obra estadunidense. Pode-se dizer que o debate entre a inserção do método intuitivo e o aspecto abstrato da Geometria, vincular ou não o estudo da geometria com a realidade e as consequências que tais articulações podem provocar no processo de aprendizagem não é de hoje. Ele se faz presente desde há muito tempo e já circulou por diferentes países. A história nos ensina que já existiram propostas para levar os alunos a transitarem com segurança na marcha pedagógica que parte do concreto em direção ao abstrato, como a discussão sobre a igualdade geométrica.Referências
BARBIN, Evelyne; MENGHINI, Marta. History of Teaching Geometry. In: KARP, Alexander; SCHUBRING, Gert. Handbook on the History of Mathematics Education. Springer Science + Business Media New York, 473-492, 2014.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil S.A., 1990.
CHARTIER, Roger. A história ou a leitura do tempo. Tradução: Cristina Antunes. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
FINKEL, Benjamin Franklin. Biography of George Albert Wentworth. School Science and Mathematics, v.7, n.6, p. 485-488, 1907.
GOMES, Clecia Aparecida. A. Os engenheiros da Associação Brasileira de Educação (ABE): confluências entre as ideias educacionais e urbanas na cidade do Rio de Janeiro nos anos iniciais do século XX. Dissertação de Mestrado em Educação. Universidade Estadual de Campinas, 2015.
LEME DA SILVA, Maria Célia. Desenho e geometria na escola primária: um casamento duradouro que termina com separação litigiosa. História da Educação (UFPel), v. 18, n. 42, Jan./abr. 2014, p. 61-73.
LEME DA SILVA, Maria Célia. Práticas de desenho e saberes geométricos nos manuais escolares do século XIX. Pro-Posições, v. 29, n. 2(87), maio/ago., 2018, p. 352-369.
LEME DA SILVA, Maria Célia. A Geometria elementar e intuitiva de Gabriel Prestes. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, no prelo.
MATASCI, Damiano. L’école républicaine et l’étranger. Une historie internacionale des réformes scolaires en France 1870-1914. ENS ÉDITIONS, 2015.
SILVA, Heitor Lyra. Geometria (Observação e Experiência). Rio de Janeiro: Livraria Editora Leite Ribeiro, 1923.
SILVA, Circe Mary Silva da; LEME DA SILVA, Maria Célia. Observação e experi6encia como fio condutor da Geometria de Heitor Lyra da Silva. Campinas, SP: Revista Zetetiké, no prelo.
VALDEMARIN, Vera Teresa. Estudando as Lições de coisas: análise dos fundamentos filosóficos do Método de Ensino Intuitivo. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.
WENTWORTH. George Albert; HILL, G. A. First Steps in Geometry. Boston, USA. Ginn & Company Publishers, 1901.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Maria Célia Leme da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.