Wentworth & Hill e Heitor Lyra da Silva: circulação e apropriação de uma geometria intuitiva

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e71133

Abstract

O presente artigo tem por objetivo analisar a circulação e apropriação de propostas educacionais internacionais para o ensino de geometria, em particular, como o método intuitivo é articulado com o aspecto abstrato da Geometria, no curso primário do início do século XX. Examinam-se o livro First Steps in Geometry, escrito por George Albert Wentworth e G. A Hill em 1901 e o livro Geometria (Observação e Experiência) do brasileiro Heitor Lyra da Silva, publicada em 1923 e que inclui em suas referências a obra estadunidense. Pode-se dizer que o debate entre a inserção do método intuitivo e o aspecto abstrato da Geometria, vincular ou não o estudo da geometria com a realidade e as consequências que tais articulações podem provocar no processo de aprendizagem não é de hoje. Ele se faz presente desde há muito tempo e já circulou por diferentes países. A história nos ensina que já existiram propostas para levar os alunos a transitarem com segurança na marcha pedagógica que parte do concreto em direção ao abstrato, como a discussão sobre a igualdade geométrica.

Biografia autore

Maria Célia Leme da Silva, UNIFESP - Diadema

Departaemtno de Física

UNIFESP - Campus Diadema

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Pubblicato

2021-03-17

Come citare

Silva, M. C. L. da . (2021). Wentworth & Hill e Heitor Lyra da Silva: circulação e apropriação de uma geometria intuitiva. Perspectiva, 39(1), 1–17. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e71133