Marcas identitárias do professor formador de professores de ciências
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e72236Resumo
O presente trabalho, de cunho qualitativo, investiga marcas da construção identitária de formadores de professores de um curso de Licenciatura em Ciências Naturais possíveis de serem depreendidas quando relatam sobre as suas práticas pedagógicas e tem por objetivo identificar, para compreender, como as marcas identitárias de professores formadores podem contribuir com a formação de professores de Ciências. As entrevistas constituíram o método utilizado para obter as informações dos dois professores investigados. A análise dos dados foi conduzida à luz da Análise Textual Discursiva. Os resultados da pesquisa apontam que as marcas identitárias contribuem para a formação de professores de Ciências porque evidenciam aspectos importantes no ensino de Ciências, como problematizar a Ciência de modo a torná-la mais acessível e menos abstrata ao estudante; assim como também a compreensão de si como formador de professores e direcionar sua prática pedagógica para este fim levando em conta uma base de conhecimento coerente para exercer a profissão docente.
Referências
BAUMAN, Z. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2005.
CARVALHO, A.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de Ciências: tendências e inovações. São Paulo: Cortez, 2011.
CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: Unijuí, 2014.
CHAVES, S. Reencantar a Ciência, reinventar a docência. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2013.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J.; PERNAMBUCO, M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2009.
DUBAR, C. A crise das identidades: a interpretação de uma mutação. Tradução de Mary Amazonas Leite de Barros. São Paulo: Edusp, 2006.
HALL, S. A identidade cultural no pós-modernidade. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2011.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. Análise textual discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.
NÓVOA, A. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, A. (org.). Vida de professores. Porto: Porto Editora, 2013.
NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.
PIMENTA, S. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. R. Fac. Educ., São Paulo, v. 22, n. 2, p. 72-89, 1996.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2014.
SANTOS, Wildson; SCHENETZLER, Roseli P. Ciência e educação para a cidadania. In: CHASSOT, Attico; OLIVEIRA, Renato José. (Orgs.). Ciência, ética e cultura na educação. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2001.
STRAUSS, A.; CORBIN, J. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento da teoria fundamentada. Porto Alegre: Artmed, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Luan Sidônio Gomes, VERUSCHKA SILVA SANTOS MELO, ariadne da costa peres contente

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.