Criar de um jeito hacker: experiências na/com a escola e a universidade
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e72405Resumo
Este artigo aponta elementos para repensarmos e transformarmos práticas no contexto educativo contemporâneo. Estão em evidência a experimentação de possibilidades outras de vivenciar o cotidiano escolar e a construção de materiais baseados em recursos abertos. Considerando as correntes críticas à educação pública, percebemos a necessidade de agir de maneira propositiva, construindo a mudança a partir de dentro das escolas, escutando, apoiando e fortalecendo seus praticantes. Uma das possibilidades é a presença da universidade realizando pesquisas com as escolas, como aconteceu no projeto Conexão Escola-Mundo, que fomentou o jeito hacker de criar, aqui é descrito e analisado. As ações também contemplaram o desenvolvimento de redes de saberes e significados tecidas por meio de práticas em que os sujeitos se colocavam enquanto autores dos seus percursos de aprender/ensinar. A metodologia foi construída conjuntamente com os praticantes, utilizando-se principalmente da dinâmica de reuniões de trabalho e estudo com professores, além de oficinas e ações que atendessem a temas demandados pela comunidade escolar. Os dispositivos utilizados para construção de dados foram gravações em áudio e/ou vídeo e diários de campo. Também aportamos a discussão deste artigo em uma breve análise sobre como o jeito hacker está presente nas atividades de formação que realizamos com alunos dos cursos de licenciatura. Os resultados gerais apontam para a capacidade de inovação e integração do tripé ensino, pesquisa e extensão, realizado pela universidade pública por meio do estabelecimento de um ecossistema colaborativo com a escola, no qual a troca de saberes transforma-se em construção de conhecimentos para todos.
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