Mediação de leitura literária digital com crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e72463

Resumo

Nos últimos anos, temos visto um aumento na produção de obras digitais para crianças e, devido à sua singularidade e complexidade, abrem novas discussões sobre a prática da leitura mediada. Este artigo tem como objetivo refletir acerca das demandas de mediação necessárias para garantir o envolvimento das crianças em situações de leitura literária digital. Apresentamos análises de duas pesquisas, realizadas no Brasil, a primeira envolvendo a leitura literária em dispositivos móveis, no contexto familiar, por crianças entre três e dez anos de idade, e a segunda, na leitura de obras digitais no computador por crianças de cinco anos de idade, no contexto escolar. As descobertas dos dois estudos apontam categorias e modos de mediação distintos que se relacionam aos tipos de dispositivos que foram realizadas as leituras, assim como às especificidades semióticas e de interação de cada obra. Verificamos que as crianças leitoras necessitam de orientação e motivação do adulto mediador para a execução de estratégias leitura para compreender o funcionamento da obra digital e conseguir se engajar de forma efetiva e autônoma.

 

Biografia do Autor

Mônica Daisy Vieira Araujo, Universidade Federal de Minas Gerais

Pós-doutorado na Universidade Autônoma de Barcelona (2019/2020).Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Mestre em Educação (2007) e graduada em Pedagogia (2003) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora na Faculdade de Educação/UFMG. Pesquisadora do CEALE/FaE/UFMG. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita Digital/ NEPCED/CEALE//UFMG. Realiza pesquisas sobre leitura e escrita digital, alfabetização e letramento, leitura literária digital e formação de professores alfabetizadores.

Roberta Gerling Moro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com Bolsa CAPES. Mestre em Educação (2018/1) e licenciada em Artes Visuais pela Universidade Luterana do Brasil (2015/2). É artista visual, atuando na produção de desenhos e pinturas digitais. Foi discente representante na Comissão de Bolsas (2016-2018) do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU - ULBRA). Integra o Núcleo de Estudos em Subjetivação, Tecnologia e Arte (N.E.S.T.A/UFRGS) e o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Cultura Escrita Digital (NEPCED/UFMG). Seus principais temas de pesquisa estão vinculados à literatura digital infantil, tecnologias de realidade virtual e aumentada, cultura digital e arte digital.

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Publicado

2021-02-23

Como Citar

Araujo, M. D. V., & Moro, R. G. (2021). Mediação de leitura literária digital com crianças. Perspectiva, 39(1), 1–23. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e72463

Edição

Seção

Dossiê APPrendizagem na Era Digital: (re)conhecimentos em contexto escolar