Sobre a Teoria Crítica da Educação em Tempos de Populismo e a Necessidade de Desenvolvimento Sustentável

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e81356

Palavras-chave:

Teoria da Conspiração, Educação para o Desenvolvimento Sustentável, Populismo

Resumo

A questão central do artigo é: A pedagogia deve contribuir para a defesa da democracia contra o populismo e, em caso afirmativo, como? Primeiro discute-se o conceito subjacente de populismo. Na segunda etapa da argumentação, o artigo discute se a pedagogia deve reagir à atual ascensão do populismo. Argumenta-se que o populismo contradiz a pretensão normativa da pedagogia e que a pedagogia deve, portanto, lidar com o fenômeno. O programa educacional da UNESCO "Education for Sustainable Development Goals", que é coordenado por educadores de todo o mundo, é então analisado e é mostrado que é extremamente questionável se a pedagogia - de acordo com o conceito - pode fazer justiça ao fenômeno. Finalmente, será apresentado o argumento a favor de uma orientação de conteúdo científico da pedagogia. Uma orientação de conteúdo científico da pedagogia é orientada para a definição do problema. É mostrado como e porque tal orientação da pedagogia pode ser um antídoto legítimo para o populismo e, ao mesmo tempo, para a transformação sócio-ecológica atualmente necessária.

Biografia do Autor

Helge Kminek, Universidade Johann Wolfgang Goethe de Frankfurt

Departamento de Educação da Universidade Johann Wolfgang Goethe de Frankfurt

Referências

ADORNO, Theodor W. (Org.). Negative Dialektik. Frankfurt am Main.: Suhrkamp, 1973a.

ADORNO, Theodor W. (Org.). Philosophische Terminologie. Frankfurt am Main. Suhrkamp, 1973b.

ADORNO, Theodor W.; BECKER, Hellmut. Education for maturity and responsibility. History of the Human Sciences. V. 12, Nr. 3, S. 21–34, 1999/1969. Verfügbar unter: http://hhs.sagepub.com/content/12/3/21.full.pdf. Access: 14 Apr. 2020.

BLANKERTZ, Herwig. (Org.). Die Geschichte der Pädagogik. Von der Aufklärung bis zur Gegenwart. Wetzlar: Büchse der Pandora, 1982.

BRENNAN, Jason (Org.). Against Democracy. Princeton: Princeton University Press, 2016.

COZZAGLIO, Ilaria. Can Realism Save Us From Populism? Rousseau in the Digital Age. Verfügbar unter: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1474885120906928. Access: 24 Apr. 2020. Doi: 10.1177/1474885120906928.

DEMIRYOL, Gaye Ilhan. Populism in Power: The Case of Turkey. In: SOKULLU, Ebru C. (Org.). Turkey in Transition: Politics, society and foreign policy. 1. Hrsg. Bern: Peter Lang, V. 1, S. 101–120.

FREYENHAGEN, Fabian. Acting Irrespective of Hope. Unpublished draft, 2020.

FOSTER, John B. (Org.). The ecological revolution: Making peace with the planet. New York: Monthly Review Press, 2009.

GRUSCHKA, Andreas (Org.). Negative Pädagogik. Einführung in die Pädagogik mit Kritischer Theorie. Wetzlar: Büchse der Pandora, 1988.

GRUSCHKA, Andreas (Org.). Didaktik – das Kreuz mit der Vermittlung. Elf Einsprüche gegen den didaktischen Betrieb. Wetzlar: Büchse der Pandora, 2002.

GRUSCHKA, Andreas (Org.). Erkenntnis in und durch Unterricht. Empirische Studien zur Bedeutung der Erkenntnis- und Wissenschaftstheorie für die Didaktik. Wetzlar: Büchse der Pandora, 2009.

HABERMAS, Jürgen (Org.). Theory of Communicative Action. Volume One: Reason and the Rationalization of Society. Translated by Thomas A. McCarthy. Boston, Mass.: Beacon Press, 1984/1981.

HABERMAS, Jürgen (Org.). Theory of Communicative Action. Volume Two: Lifeworld and System: A Critique of Functionalist Reason. Translated by Thomas A. McCarthy. Boston, Mass.: Beacon Press, 1987/1981.

HORKHEIMER, Max.; ADORNO, Theodor W. (Org.). Dialektik der Aufklärung: Philosophische Fragmente. Frankfurt am Main: Fischer, 2004, 1944, v. 15.

JÖRKE, Dirk; SELK, Veith (Org.). Theorien des Populismus zur Einführung. Hamburg: Junius Verlag, 2017.

KANT, Immanuel (Org.). Beantwortung der Frage: Was ist Aufklärung? In: KANT, Immanuel. Schriften zur Anthropologie, Geschichtsphilosophie, Politik und Pädagogik. Band XI. Frankfurt a. M: Suhrkamp, 1977/1784, S. 53–61.

KARATHANASSIS, Athanasios (Org.). Kapitalistische Naturverhältnisse: Ursachen von Naturzerstörungen – Begründungen einer Postwachstumsökonomie. Hamburg: VSA-Verlag, 2015.

KMINEK, Helge (Org.). Philosophie und Philosophieren im Unterricht. Empirische Erschließung einer widersprüchlichen Praxis. Leverkusen: Verlag Barbara Budrich, 2018.

KMINEK, Helge. "Erziehung nach Auschwitz" angesichts der Umweltkrise am Beginn des 21. Jahrhunderts. In: ANDRESEN, Sabine. NITTEL, Dieter. THOMPSON, Christiane (Org.). Erziehung nach Auschwitz bis heute: Aufklärungsanspruch und Gesellschaftsanalyse (Frankfurter Beiträge für Erziehungswissenschaft). Norderstedt: Book on Demand, 2020, V.1, S. 485-498.

KÖNIG, Pascal D.; SIEWERT, Markus B. Off balance: Systematizing deformations of liberal democracy. International Political Science Review, 2020. Access: 20 Mai 2020. doi: 10.1177/0192512120915721.

KOPNINA, Helen: Education for the future? Critical evaluation of education for sustainable development goals. The Journal of Environmental Education, 2020. Access: 15 Mai 2020. doi: 10.1080/00958964.2019.1710444.

LESSENICH, Stephan. (Org.). Neben uns die Sintflut: Die Externalisierungsgesellschaft und ihr Preis. München: Hanser Berlin, 2016.

MASKIT, Jonathan. Continental philosophy and the environment. In: MAY, Todd (Org.). The history of continental philosophy. Durham: Acumen, 2010, V. 8, S. 173-191.

MOFFIT, Benjamin (Org.). Populism. Cambridge: Polity Press, 2020.

MUDDE, Cas; KALTWASSER, Cristóbal Rovira (Org.). Populism: a very short introduction. Oxford; New York: Oxford University Press, 2017.

MÜLLER, Jan-Werner (Org.). What is Populism? Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 2016.

PAPPAS, Takēs S. (Org.). Populism and liberal democracy: a comparative and theoretical analysis. Oxford: Oxford University Press, 2019.

POMERANTSEV, Peter (Org.): This Is Not Propaganda. Adventures in the War Against Reality. London: Bloomsburry House, 2019.

ROCKSTRÖM, Johan; STEFFEN, Will; NOONE, Kevin; PERSSON, Asa; CHAPIN, F. Stuart III; LAMBIN, Eric; et al. Planetary boundaries: Exploring the safe operating space for humanity. 2009.Verfügbar unter: http://www.ecologyandsociety.org/vol14/iss2/art32/ Access 12 Feb. 2018.

ROVIRA KALTWASSER, Cristóbal; TAGGART Paul A.; OCHOA ESPEJO, Paulina; OSTIGUY, Pierre (Org.). The Oxford handbook of populism. Oxford: Oxford University Press, 2017.

SEIBERT, Thomas. (Org.). Zur Ökologie der Existenz: Freiheit, Gleichheit, Umwelt. Hamburg: LAIKA-Verlag, 2017.

UNESO: Education for Sustainable Development Goals Learning Objectives. 2017. Verfügbar unter: http://unesdoc.unesco.org/images/0024/002474/247444e.pdf. Access: 14 Apr. 2020.

Publicado

2022-06-03

Como Citar

Kminek, H. (2022). Sobre a Teoria Crítica da Educação em Tempos de Populismo e a Necessidade de Desenvolvimento Sustentável . Perspectiva, 40(1), 1–18. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e81356

Edição

Seção

Dossiê Teoria Crítica da Sociedade e (declínio da) Formação