Sobre a Teoria Crítica da Educação em Tempos de Populismo e a Necessidade de Desenvolvimento Sustentável

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e81356

Palabras clave:

Teoria da Conspiração, Educação para o Desenvolvimento Sustentável, Populismo

Resumen

A questão central do artigo é: A pedagogia deve contribuir para a defesa da democracia contra o populismo e, em caso afirmativo, como? Primeiro discute-se o conceito subjacente de populismo. Na segunda etapa da argumentação, o artigo discute se a pedagogia deve reagir à atual ascensão do populismo. Argumenta-se que o populismo contradiz a pretensão normativa da pedagogia e que a pedagogia deve, portanto, lidar com o fenômeno. O programa educacional da UNESCO "Education for Sustainable Development Goals", que é coordenado por educadores de todo o mundo, é então analisado e é mostrado que é extremamente questionável se a pedagogia - de acordo com o conceito - pode fazer justiça ao fenômeno. Finalmente, será apresentado o argumento a favor de uma orientação de conteúdo científico da pedagogia. Uma orientação de conteúdo científico da pedagogia é orientada para a definição do problema. É mostrado como e porque tal orientação da pedagogia pode ser um antídoto legítimo para o populismo e, ao mesmo tempo, para a transformação sócio-ecológica atualmente necessária.

Biografía del autor/a

Helge Kminek, Universidade Johann Wolfgang Goethe de Frankfurt

Departamento de Educação da Universidade Johann Wolfgang Goethe de Frankfurt

Citas

ADORNO, Theodor W. (Org.). Negative Dialektik. Frankfurt am Main.: Suhrkamp, 1973a.

ADORNO, Theodor W. (Org.). Philosophische Terminologie. Frankfurt am Main. Suhrkamp, 1973b.

ADORNO, Theodor W.; BECKER, Hellmut. Education for maturity and responsibility. History of the Human Sciences. V. 12, Nr. 3, S. 21–34, 1999/1969. Verfügbar unter: http://hhs.sagepub.com/content/12/3/21.full.pdf. Access: 14 Apr. 2020.

BLANKERTZ, Herwig. (Org.). Die Geschichte der Pädagogik. Von der Aufklärung bis zur Gegenwart. Wetzlar: Büchse der Pandora, 1982.

BRENNAN, Jason (Org.). Against Democracy. Princeton: Princeton University Press, 2016.

COZZAGLIO, Ilaria. Can Realism Save Us From Populism? Rousseau in the Digital Age. Verfügbar unter: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1474885120906928. Access: 24 Apr. 2020. Doi: 10.1177/1474885120906928.

DEMIRYOL, Gaye Ilhan. Populism in Power: The Case of Turkey. In: SOKULLU, Ebru C. (Org.). Turkey in Transition: Politics, society and foreign policy. 1. Hrsg. Bern: Peter Lang, V. 1, S. 101–120.

FREYENHAGEN, Fabian. Acting Irrespective of Hope. Unpublished draft, 2020.

FOSTER, John B. (Org.). The ecological revolution: Making peace with the planet. New York: Monthly Review Press, 2009.

GRUSCHKA, Andreas (Org.). Negative Pädagogik. Einführung in die Pädagogik mit Kritischer Theorie. Wetzlar: Büchse der Pandora, 1988.

GRUSCHKA, Andreas (Org.). Didaktik – das Kreuz mit der Vermittlung. Elf Einsprüche gegen den didaktischen Betrieb. Wetzlar: Büchse der Pandora, 2002.

GRUSCHKA, Andreas (Org.). Erkenntnis in und durch Unterricht. Empirische Studien zur Bedeutung der Erkenntnis- und Wissenschaftstheorie für die Didaktik. Wetzlar: Büchse der Pandora, 2009.

HABERMAS, Jürgen (Org.). Theory of Communicative Action. Volume One: Reason and the Rationalization of Society. Translated by Thomas A. McCarthy. Boston, Mass.: Beacon Press, 1984/1981.

HABERMAS, Jürgen (Org.). Theory of Communicative Action. Volume Two: Lifeworld and System: A Critique of Functionalist Reason. Translated by Thomas A. McCarthy. Boston, Mass.: Beacon Press, 1987/1981.

HORKHEIMER, Max.; ADORNO, Theodor W. (Org.). Dialektik der Aufklärung: Philosophische Fragmente. Frankfurt am Main: Fischer, 2004, 1944, v. 15.

JÖRKE, Dirk; SELK, Veith (Org.). Theorien des Populismus zur Einführung. Hamburg: Junius Verlag, 2017.

KANT, Immanuel (Org.). Beantwortung der Frage: Was ist Aufklärung? In: KANT, Immanuel. Schriften zur Anthropologie, Geschichtsphilosophie, Politik und Pädagogik. Band XI. Frankfurt a. M: Suhrkamp, 1977/1784, S. 53–61.

KARATHANASSIS, Athanasios (Org.). Kapitalistische Naturverhältnisse: Ursachen von Naturzerstörungen – Begründungen einer Postwachstumsökonomie. Hamburg: VSA-Verlag, 2015.

KMINEK, Helge (Org.). Philosophie und Philosophieren im Unterricht. Empirische Erschließung einer widersprüchlichen Praxis. Leverkusen: Verlag Barbara Budrich, 2018.

KMINEK, Helge. "Erziehung nach Auschwitz" angesichts der Umweltkrise am Beginn des 21. Jahrhunderts. In: ANDRESEN, Sabine. NITTEL, Dieter. THOMPSON, Christiane (Org.). Erziehung nach Auschwitz bis heute: Aufklärungsanspruch und Gesellschaftsanalyse (Frankfurter Beiträge für Erziehungswissenschaft). Norderstedt: Book on Demand, 2020, V.1, S. 485-498.

KÖNIG, Pascal D.; SIEWERT, Markus B. Off balance: Systematizing deformations of liberal democracy. International Political Science Review, 2020. Access: 20 Mai 2020. doi: 10.1177/0192512120915721.

KOPNINA, Helen: Education for the future? Critical evaluation of education for sustainable development goals. The Journal of Environmental Education, 2020. Access: 15 Mai 2020. doi: 10.1080/00958964.2019.1710444.

LESSENICH, Stephan. (Org.). Neben uns die Sintflut: Die Externalisierungsgesellschaft und ihr Preis. München: Hanser Berlin, 2016.

MASKIT, Jonathan. Continental philosophy and the environment. In: MAY, Todd (Org.). The history of continental philosophy. Durham: Acumen, 2010, V. 8, S. 173-191.

MOFFIT, Benjamin (Org.). Populism. Cambridge: Polity Press, 2020.

MUDDE, Cas; KALTWASSER, Cristóbal Rovira (Org.). Populism: a very short introduction. Oxford; New York: Oxford University Press, 2017.

MÜLLER, Jan-Werner (Org.). What is Populism? Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 2016.

PAPPAS, Takēs S. (Org.). Populism and liberal democracy: a comparative and theoretical analysis. Oxford: Oxford University Press, 2019.

POMERANTSEV, Peter (Org.): This Is Not Propaganda. Adventures in the War Against Reality. London: Bloomsburry House, 2019.

ROCKSTRÖM, Johan; STEFFEN, Will; NOONE, Kevin; PERSSON, Asa; CHAPIN, F. Stuart III; LAMBIN, Eric; et al. Planetary boundaries: Exploring the safe operating space for humanity. 2009.Verfügbar unter: http://www.ecologyandsociety.org/vol14/iss2/art32/ Access 12 Feb. 2018.

ROVIRA KALTWASSER, Cristóbal; TAGGART Paul A.; OCHOA ESPEJO, Paulina; OSTIGUY, Pierre (Org.). The Oxford handbook of populism. Oxford: Oxford University Press, 2017.

SEIBERT, Thomas. (Org.). Zur Ökologie der Existenz: Freiheit, Gleichheit, Umwelt. Hamburg: LAIKA-Verlag, 2017.

UNESO: Education for Sustainable Development Goals Learning Objectives. 2017. Verfügbar unter: http://unesdoc.unesco.org/images/0024/002474/247444e.pdf. Access: 14 Apr. 2020.

Publicado

2022-06-03

Cómo citar

Kminek, H. (2022). Sobre a Teoria Crítica da Educação em Tempos de Populismo e a Necessidade de Desenvolvimento Sustentável . Perspectiva, 40(1), 1–18. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e81356

Número

Sección

Dossiê Teoria Crítica da Sociedade e (declínio da) Formação