A cultura da escola pública e a pesquisa colaborativa com professores: alguns conflitos

Maria Helena G Fren Dias-da-Silva

Resumo


Propõe-se, neste artigo, problematizar aspectos da cultura da escola pública que obstaculizam as perspectivas de mudança no trabalho docente baseados em estudo de caso de uma escola pública das séries finais do ensino fundamental (5a a 8a), na periferia de cidade média do interior paulista. A análise de exemplos de embates com traços dessa cultura e conflitos para viabilizar a escola como locus de formação pode ser decisiva tanto para interpretar as (não)mudanças na escola pública e as relações entre a prática pedagógica e a gestão educacional, quanto para reconfigurar as (possibilidades de realização de) pesquisas colaborativas Universidade-Escola.


Palavras-chave


Escola pública; Trabalho docente; Prática pedagógica

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DOI: https://doi.org/10.5007/%25x



Direitos autorais 2001 Maria Helena G Fren Dias-da-Silva

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Perspectiva, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN print 0102-5473, ISSN 2175-795X.

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