A aprendizagem da Geografia e a formação de conceitos geográficos

Autores

  • Maria Tereza Souza Cruz UFS - Aracajú - SE

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

A autora ressalta neste artigo dois aspectos primordiais na educação: o conceito de aprendizagem e a aprendizagem geográfica através de conceitos. Suas retlexões, fundamentadas nos princípios piagetianos, especialmente, sugerem um ensino da geografia através da formação dos conceitos geográficos como uma alternativa que se contrapõe ao ensino factual da disciplina que apenas conduz a simples memorização das informações geográficas. Para tanto. estabelece uma relação entre os estágios de desenvolvimento preconizados por Piaget e a formação dos conceitos geográficos pelo aluno, levando em consideração a aprendizagem anterior da criança, o seu nível de motivação, sua habilidade mental e o seu meio social como pressupostos imprescindíveis no desenvolvimento das atividades didáticas em sala de aula.

Downloads

Publicado

1986-01-01

Como Citar

Cruz, M. T. S. (1986). A aprendizagem da Geografia e a formação de conceitos geográficos. Perspectiva, 3(7), 41–64. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos