A aprendizagem da Geografia e a formação de conceitos geográficos

Maria Tereza Souza Cruz

Resumo


A autora ressalta neste artigo dois aspectos primordiais na educação: o conceito de aprendizagem e a aprendizagem geográfica através de conceitos. Suas retlexões, fundamentadas nos princípios piagetianos, especialmente, sugerem um ensino da geografia através da formação dos conceitos geográficos como uma alternativa que se contrapõe ao ensino factual da disciplina que apenas conduz a simples memorização das informações geográficas. Para tanto. estabelece uma relação entre os estágios de desenvolvimento preconizados por Piaget e a formação dos conceitos geográficos pelo aluno, levando em consideração a aprendizagem anterior da criança, o seu nível de motivação, sua habilidade mental e o seu meio social como pressupostos imprescindíveis no desenvolvimento das atividades didáticas em sala de aula.

Texto completo:

PDFA


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x



Direitos autorais 1986 Maria Tereza Souza Cruz

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Perspectiva, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN print 0102-5473, ISSN 2175-795X.

Recomendamos o uso do browser Firefox_Mozilla como navegador do portal .

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.