A aprendizagem da Geografia e a formação de conceitos geográficos
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xAbstract
A autora ressalta neste artigo dois aspectos primordiais na educação: o conceito de aprendizagem e a aprendizagem geográfica através de conceitos. Suas retlexões, fundamentadas nos princípios piagetianos, especialmente, sugerem um ensino da geografia através da formação dos conceitos geográficos como uma alternativa que se contrapõe ao ensino factual da disciplina que apenas conduz a simples memorização das informações geográficas. Para tanto. estabelece uma relação entre os estágios de desenvolvimento preconizados por Piaget e a formação dos conceitos geográficos pelo aluno, levando em consideração a aprendizagem anterior da criança, o seu nível de motivação, sua habilidade mental e o seu meio social como pressupostos imprescindíveis no desenvolvimento das atividades didáticas em sala de aula.##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.