Teoria Crítica e Educação
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
M. Horkheimer e T. W. Adorno desenvolveram. junto com Marcuse e outros, uma revisão do pensamento de Marx que desembocou na chamada "teoria crítica da sociedade" da Escola de Frankfurt. Horkheimerna direção do grupo, foi fundadamente criticado. Por um lado, criticou-se nele um certo pessimismo e resignação, por outro, uma certa repetição idealista e ideologizada da teoria. Jürgen Habermas, herdeiro reconhecido da Escola, conseguiu reconstituir a teoria crítica de uma dupla dimensão: como uma teoria da comunicação e como uma teoria epistemológica. Por ambos lados, Habermas representa um nível teórico mais maduro que o de seus predecessores. Daí que tenhamos buscado prolongar e projetar suas posições com certas teorias e práticas educacionais. Nosso trabalho tomou, pois, uma dupla direção. Primeiro, buscamos colocar a relação pedagógica à luz de certas aquisições da competência comunicacional. Segundo, tentamos encontrar as condições nas quais a pedagogia poderia fazer parte das chamadas ciências críticas. Em ambas direções, buscamos elementos para uma refundação da teoria pedagógica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.