Teoria Crítica e Educação
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xAbstract
M. Horkheimer e T. W. Adorno desenvolveram. junto com Marcuse e outros, uma revisão do pensamento de Marx que desembocou na chamada "teoria crítica da sociedade" da Escola de Frankfurt. Horkheimerna direção do grupo, foi fundadamente criticado. Por um lado, criticou-se nele um certo pessimismo e resignação, por outro, uma certa repetição idealista e ideologizada da teoria. Jürgen Habermas, herdeiro reconhecido da Escola, conseguiu reconstituir a teoria crítica de uma dupla dimensão: como uma teoria da comunicação e como uma teoria epistemológica. Por ambos lados, Habermas representa um nível teórico mais maduro que o de seus predecessores. Daí que tenhamos buscado prolongar e projetar suas posições com certas teorias e práticas educacionais. Nosso trabalho tomou, pois, uma dupla direção. Primeiro, buscamos colocar a relação pedagógica à luz de certas aquisições da competência comunicacional. Segundo, tentamos encontrar as condições nas quais a pedagogia poderia fazer parte das chamadas ciências críticas. Em ambas direções, buscamos elementos para uma refundação da teoria pedagógica.
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