Teoria Crítica e Educação

Authors

  • Juan Ruz

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Abstract

M. Horkheimer e T. W. Adorno desenvolveram. junto com Marcuse e outros, uma revisão do pensamento de Marx que desembocou na chamada "teoria crítica da sociedade" da Escola de Frankfurt. Horkheimerna direção do grupo, foi fundadamente criticado. Por um lado, criticou-se nele um certo pessimismo e resignação, por outro, uma certa repetição idealista e ideologizada da teoria. Jürgen Habermas, herdeiro reconhecido da Escola, conseguiu reconstituir a teoria crítica de uma dupla dimensão: como uma teoria da comunicação e como uma teoria epistemológica. Por ambos lados, Habermas representa um nível teórico mais maduro que o de seus predecessores. Daí que tenhamos buscado prolongar e projetar suas posições com certas teorias e práticas educacionais. Nosso trabalho tomou, pois, uma dupla direção. Primeiro, buscamos colocar a relação pedagógica à luz de certas aquisições da competência comunicacional. Segundo, tentamos encontrar as condições nas quais a pedagogia poderia fazer parte das chamadas ciências críticas. Em ambas direções, buscamos elementos para uma refundação da teoria pedagógica.

Published

1984-01-01

How to Cite

Ruz, J. (1984). Teoria Crítica e Educação. Perspectiva, 2(3), 9–50. https://doi.org/10.5007/%x

Issue

Section

Articles